Chá de alho: o que é, como fazer e os benefícios

Em suma, o chá de alho é um tônico de ervas feito com limão, mel e alho.

O chá, servido quente, é um remédio popular para sintomas de resfriado, como congestão e tosse.

Para ajudar você a entender mais sobre o chá de alho, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o chá de alho?

Quando se trata de remédios caseiros e naturais, os chás são inigualáveis, podem servir a vários propósitos e aliviar naturalmente várias condições comuns, como é o caso do chá de alho.

Valores nutricionais e calóricos do alho

Consumido em pequenas quantidades, o alho fornece poucos nutrientes. Por outro lado, consumido em quantidades maiores durante um dia, o alho acaba sendo uma fonte de alguns nutrientes. 

Por exemplo, um bulbo de alho (cerca de 40 ml ou 24 g de alho) é uma boa fonte de manganês e vitamina B6, bem como uma fonte de fósforo, ferro, cobre, selênio e vitamina C.

O alho contém muitos compostos ativos, que trazem diferentes benefícios para a saúde. Alguns desses compostos recebem vários papéis. Este é o caso, entre outras coisas, dos compostos de enxofre, associados tanto ao câncer quanto à prevenção de doenças cardiovasculares. 

Observe que nem todas as moléculas fitoquímicas no alho são ativas no corpo e algumas ainda precisam ser descobertas. Deve-se notar que os ingredientes ativos contidos no alho fresco funcionam sinergicamente para produzir diferentes efeitos à saúde.

Mas quais os benefícios do chá de alho?

O alho tem sido usado há várias centenas de anos para tratar vários problemas de saúde. Um número muito grande de estudos foi realizado para entender melhor os ingredientes ativos do alho e seus efeitos fisiológicos. 

Nesses estudos, o alho é usado em diferentes formas: fresco, desidratado, bem como extrato, óleo ou corante. 

Alho, um ingrediente protetor contra certas doenças crônicas

Vários estudos prospectivos e epidemiológicos mostraram que o alto consumo de vegetais e frutas reduz o risco de doenças cardiovasculares, certos cânceres e outras doenças crônicas. 

Mais especificamente, estudos mostraram que o consumo de vegetais da família alliaceae (alho, cebola, cebolinha, alho-poró) teria um efeito protetor contra câncer de estômago e intestino.

Alho e cânceres

O alho poderia retardar o desenvolvimento de certos tipos de câncer, tanto por sua ação protetora contra danos causados por agentes cancerígenos quanto por sua capacidade de impedir o crescimento de células cancerígenas. 

Compostos de enxofre contidos no alho podem desempenhar um papel importante nisso. Assim, o alho, a uma taxa de consumo de dois dentes por dia (cerca de 6 g de alho), faz parte de uma lista de alimentos contendo moléculas com potencial anticancerígeno para serem preferidos em uma dieta ideal para prevenir o câncer.

Um verdadeiro aliado para a saúde cardiovascular

A American Heart Association (AHA) publica recomendações dietéticas para prevenir o risco de doenças cardiovasculares, como alto consumo de frutas e vegetais, bem como a escolha de produtos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. 

Com base em inúmeros resultados de pesquisa, a AHA oferece uma lista de alimentos específicos com um certo efeito cardioprotetor. 

O alho é um desses alimentos (como nozes, soja, legumes e chá) e, portanto, seu consumo se soma às recomendações básicas com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares.

Conclusão

Consumido significativamente, ou seja, entre um e dois dentes de alho por dia, o alho reduz o risco de câncer de estômago, garganta, esôfago, cólon ou ovário. 

E tudo isso graças aos seus compostos de sulfeto, incluindo a alicina já mencionada acima por suas propriedades antibacterianas e anti-infecciosas, que são liberadas quando os dentes de alho são picados, cortados ou esmagados. 

Gostou de saber mais sobre o chá de alho? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!