Ácido hialurônico: o que é e para que serve?

Em sua forma natural, o ácido hialurônico é encontrado em vários tecidos e órgãos do corpo humano, como epiderme, cartilagem, tecido conjuntivo, líquido sinovial e olhos.

Esta substância tem a capacidade de atrair e reter água, mantendo esses tecidos em boas condições. No entanto, no processo de envelhecimento, começa a diminuir gradualmente e, como resultado, a pele fica flácida, perde sua firmeza e elasticidade e as temidas rugas aparecem.

A medicina estética tem usado com sucesso as propriedades do ácido hialurônico em diferentes tratamentos e terapias regenerativas e traumatológicas.

Para ajudar você a entender mais sobre o ácido hialurônico, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo. É encontrado em quase todas as células: na cartilagem, ossos, articulações, nos olhos e até mesmo nas gengivas. 

Mas a pele é sua maior reserva, contendo 50% de todo o ácido hialurônico presente no corpo.

Nas articulações, é encontrado no líquido sinovial das cavidades intra-articulares e lhes confere viscosidade. Portanto, é um poderoso aliado na prevenção de danos nas articulações.

Atualmente, é usado principalmente em duas áreas diferentes: cosméticos e estética, por um lado, e reabilitação e traumatologia, por outro.

Funções do ácido hialurônico

O ácido hialurônico é gerado dentro do corpo e é responsável por funções importantes, incluindo:

  • A preservação dos níveis de hidratação da derme. Proporciona um importante efeito regenerativo na pele, dada a sua capacidade de acumular água. O uso de produtos que contêm este ingrediente ativo dá volume à pele e reduz a aparência de rugas.
  • Desempenha um papel importante na epiderme. Serve para aumentar a elasticidade da pele. Melhora a hidratação dos tecidos da epiderme e ajuda na formação de cartilagem. Ele impulsiona e acelera o processo de síntese realizado pelos ribossomos das células para gerar colágeno.
  • Faz parte do líquido sinovial que envolve as articulações. Ele o protege e cumpre uma função semelhante à graxa nas engrenagens. Por outro lado, serve como amortecimento contra qualquer impacto, evitando que os ossos se esfreguem uns contra os outros.
  • Está presente em tendões e ligamentos. Essas estruturas que conectam músculo com osso são compostas de tecido conjuntivo, onde o ácido hialurônico é encontrado, e isso lhes dá elasticidade durante o movimento.

O que causa a falta de ácido hialurônico?

Todos os dias, o corpo humano degrada e ressintetiza cerca de um terço de todo o ácido hialurônico que contém e, além disso, é destruído a partir dos 20-25 anos de idade.

Aos 40 anos, as reservas de ácido hialurônico excedem 50%, mas depois dos 60 apenas 10% delas permanecem. As causas disso se devem a uma mistura de fatores internos e externos: genéticos, ambientais e o estilo de vida adotado.

  • Fatores genéticos. Na adolescência, o nível de estrogênio é alto, o contorno do rosto é bem marcado e a pele é macia e elástica. Ao longo dos anos, os níveis hormonais e o número de células que dão volume à pele diminuem. A chegada da menopausa acelera isso.
  • Fatores ambientais. A exposição prolongada aos raios solares causa a degradação progressiva do ácido hialurônico e do colágeno na pele.
  • O estilo de vida. Manter um estilo de vida saudável e hábitos alimentares afeta o estado da pele. O consumo de nicotina e outros produtos químicos do tabaco diminui as propriedades do ácido hialurônico.

Quais são os sintomas da falta de ácido hialurônico?

Para que a pele seja naturalmente hidratada, elástica, firme e livre de rugas, o corpo deve produzir continuamente ácido hialurônico, bem como colágeno e elastina.

Certos fatores, como radiação solar, tabaco ou falta de sono, aumentam a produção de radicais livres e estes, por sua vez, afetam a diminuição do ácido hialurônico e a desaceleração de sua produção, e os danos que isso causa logo se tornam visíveis. Entre os sintomas evidentes estão:

  • Perda de flexibilidade e firmeza da pele.
  • Aparência de rugas.
  • Desidratação da pele.
  • Aperto, perda de peso e perda de densidade na pele.

Benefícios do ácido hialurônico

Tanto na estética quanto na medicina, muitos benefícios são obtidos com a aplicação de ácido hialurônico. Estes incluem o seguinte:

  • Mantém uma boa hidratação da pele. Pode hidratar até mesmo suas camadas mais profundas, ajudando a manter sua espessura, volume e suavidade. Portanto, é usado para prevenir ou retardar o aparecimento de rugas.
  • Útil no tratamento de doenças degenerativas das articulações. Em doenças como a osteoartrite, é cada vez mais comum realizar infiltrações dessa substância com o objetivo de reduzir a dor e regenerar a cartilagem. Estudos científicos mostraram sua eficácia no alívio dos sintomas da osteoartrite.
  • Tem suas aplicações em odontologia. É usado para melhorar a cicatrização, regenerar as gengivas e a mucosa oral. Também é usado no tratamento cirúrgico da disfunção da articulação temporomandibular.

Medidas preventivas no uso de ácido hialurônico

Embora os suplementos de ácido hialurônico possam proporcionar muitos benefícios, não é recomendado que pessoas com certas condições de saúde os usem, como é o caso de:

  • Pessoas que tomam medicamentos que afetam a coagulação do sangue.
  • Aqueles que têm alergia a carne ou ovos.
  • Aqueles que sofrem de hemofilia.
  • Pessoas que tiveram uma infecção ou doença de pele perto da articulação afetada.
  • Mulheres grávidas e lactantes.

Definitivamente, antes de usar qualquer tipo de suplemento de ácido hialurônico, é aconselhável visitar um médico, pois ele pode ajudar a identificar possíveis riscos. 

Gostou de saber mais sobre o ácido hialurônico? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Beleza e dieta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.