Embora a lavanda seja amplamente conhecida por seu aroma rico, seus benefícios não se limitam ao seu cheiro. Na verdade, é uma planta muito atraente com propriedades calmantes e sedativas. Portanto, é usado na área médica para tratar certos problemas de saúde.
Suas flores não apenas adornam um jardim, mas também têm propriedades curativas e anti-inflamatórias.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a lavanda, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é lavanda e para que serve?
Lavanda é uma planta conhecida por diferentes nomes. Tem sido usado desde os tempos antigos.
É bom para dormir
A perda de sono pode ser resolvida com melhores hábitos. No entanto, se o problema for contínuo, é possível que um quadro de insônia esteja ocorrendo.
Nesse caso, tomar banho antes de dormir é a melhor decisão. Mas, se o aroma de lavanda for adicionado, melhorará o sono, já que esta planta tem propriedades relaxantes.
Gotas de óleo de lavanda também são eficazes no combate à perda de sono.
Combate o estresse e a ansiedade
O delicioso aroma desta planta pode trazer benefícios para o sistema nervoso. Dessa forma, seus efeitos ansiolíticos podem reduzir a inquietação, o estresse ou a ansiedade.
Gripe, bronquite e resfriados
As propriedades antivirais e antibacterianas podem beneficiar pacientes que estão enfrentando um resfriado ou gripe. Infusões ou chá de lavanda podem proporcionar alívio.
No que diz respeito à bronquite, a lavanda pode ser usada como complemento ao tratamento médico prescrito pelo médico.
Como se utiliza a lavanda?
A lavanda pode ser usada naturalmente, através de infusões ou tratamentos farmacêuticos. Desta forma, pode ser aplicado a uma ampla variedade de doenças.
Tintura
No formato de tingimento, você pode tomar 1 colher de chá por dia para combater problemas como: dor de cabeça, estresse, depressão, entre outros.
Infusão
As infusões podem ser feitas naturalmente com a planta ou comprando um envelope de chá de lavanda. Da mesma forma, ajuda a combater a fadiga nervosa e contribui para uma melhor digestão.
Cosméticos
Creme ou gel para a saúde da pele. Esta planta tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres. Isso levou à formulação de tratamentos que são úteis para combater a acne e outras condições da pele.
Óleo essencial
Este é o formato mais usado e versátil para aproveitar as propriedades medicinais da lavanda.
Vantagens da lavanda
- É uma planta que possui propriedades medicinais cientificamente comprovadas.
- Existem muitos tratamentos farmacêuticos como base para esta planta.
- O uso de lavanda não causa efeitos adversos se usado corretamente.
Desvantagens
- O uso excessivo de lavanda pode causar problemas gastrointestinais.
- O uso em mulheres grávidas pode causar aborto
Seu uso não é recomendado em pacientes com certas patologias, como: Parkinson, gastrite, epilepsia ou doença hepática. É de extrema importância consultar o médico para ter certeza se você pode ou não a usar.
Em suma, posso enfatizar que a lavanda é uma planta versátil que pode trazer benefícios para a saúde digestiva, da pele, muscular, entre outros. Em caso de dúvidas sobre seu uso ou consumo, recomenda-se consultar o especialista. Dessa forma, os riscos à saúde são reduzidos.
Gostou de saber mais sobre a lavanda? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!