Vitamina B12: em quais alimentos podemos encontrar?

Com o surgimento das dietas veganas e vegetarianas, a vitamina B12 começou a ocupar o centro do palco, pois é um nutriente escasso em alimentos à base de plantas. 

Portanto, em dietas baixas em carne, ou diretamente sem ela, recomenda-se tomar um suplemento dessa vitamina. 

Para ajudar você a entender mais sobre a vitamina B12, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a vitamina B12?

vitamina B12 é uma das 13 vitaminas essenciais para o crescimento e bom funcionamento do corpo humano. Especificamente, está dentro do grupo da vitamina B. 

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, mantém a saúde dos neurônios, função cerebral e nervosa, também é conhecida como “vitamina energética” porque reduz o cansaço e a fadiga.

Como eu disse, a vitamina B12, descoberta em 1920, ganhou fama como resultado do aumento de dietas veganas e vegetarianas, onde o suprimento dessa vitamina, que é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, é muito baixo. Mas… por que é tão importante?

A falta de vitamina B12 pode não apenas levar a um tipo específico de anemia, fraqueza, cansaço ou depressão, mas também causar problemas neurológicos, ao mesmo tempo em que causa problemas com outra vitamina: ácido fólico ou vitamina B9.

No entanto, embora seja encontrada principalmente em alimentos de origem animal, sua origem não é animal, mas bacteriana. Muitos mamíferos são capazes de aproveitar a vitamina B12 de suas bactérias intestinais, mas a maioria dos humanos não pode fazê-lo.

Além disso, a deficiência de vitamina B12 não ocorre apenas na população vegana ou vegetariana. 

Pessoas com patologias intestinais, como a doença de Cronh, com problemas de absorção, também podem sofrer com isso. Nos Estados Unidos, por exemplo, 15% da população sofre de deficiência de vitamina B12.

A quantidade recomendada de vitamina B12 varia de acordo com os anos. Em um adulto, seriam cerca de 2,4 microgramas por dia. Durante a gravidez ou amamentação, entre 2,6 e 2,8 microgramas.

Onde encontrar vitamina B12?

Alimentos de origem animal

Fígado 

E, em geral, as diferentes vísceras dos animais. O fígado de carne contém 80 microgramas de vitamina B12 por 100 gramas de produto. 

Fígado de porco, 39 microgramas por 100 gramas. E os rins de cordeiro, por exemplo, fornecem 55 microgramas de vitamina B12 por 100 gramas.

Frutos do mar e peixes

Eles são uma ótima fonte de vitamina B12 e também fornecem gorduras de boa qualidade.

As amêijoas fornecem mais vitamina B12, com 98 microgramas por 100 gramas. 

A cavala fornece 19 microgramas, sardinha 8,9 microgramas e arenque 8,5.

Ovos

Se você gosta de comer ovos cozidos, escalfados ou mexidos, seu corpo desfrutará da absorção das diferentes vitaminas e minerais alojados dentro da gema. 

Os ovos fornecem ao corpo riboflavina, ácido fólico, vitamina D, proteínas e vitamina B12, que são essenciais em um corpo saudável.

Salmão

Como muitas variedades de peixes, o salmão é rico em gorduras ômega-3, selênio, vitamina D e vitamina B12. 

Se você está preocupado com a forma de obter vitamina B12 suficiente, o salmão é uma adição saudável à sua dieta. Uma porção de 100 gramas contém mais de 300% da quantidade de vitamina B12 que a pessoa média deve consumir por dia.

Alimentos de origem vegetal

A Universidade de Oregon garante que um estudo recente revela que alguns vegetais, como feijão, algas e cogumelos comestíveis, contêm quantidades substanciais de vitamina B12 bioativa. No entanto, eles não contêm as quantidades suficientes para recorrer apenas a eles.

Cereais

Hoje os próprios cereais são fortificados com vitaminas do complexo B em geral desde 1940. A maioria pode conter cerca de 15% das necessidades diárias de vitamina B12.

Levedura nutricional

É semelhante à levedura de cerveja, mas sem laticínios, sem glúten e rica em vitamina B12. Para cada 5 gramas de fermento, seria possível obter quase toda a vitamina B12 necessária para um dia.

Bebidas vegetais

Elas são consumidas principalmente para substituir o leite e existem muitos tipos: aveia, soja, coco, amêndoas, arroz… 

A maioria geralmente é suplementada com vitamina B12 de maneira semelhante aos cereais, então eles fornecem uma quantidade desse nutriente semelhante.

Para dietas veganas no final, a mais recomendada é a suplementação. Desta forma, e, se possível, sob a supervisão de um especialista, um bom nível de vitamina B12 é assegurado.

Benefícios da vitamina B12

Para finalizar esse artigo, aqui estão alguns dos benefícios de ter um bom nível de vitamina B12 no corpo:

  • A vitamina B12 ajuda a tratar problemas nervosos e manter as células do nosso corpo saudáveis. Seus benefícios estão ligados ao seu papel no desempenho de vários processos corporais.
  • A vitamina B12 converte carboidratos em glicose e é isso que ajuda a produzir energia e tem impacto na redução da fadiga no corpo.
  • Também ajuda a regular o sistema nervoso para reduzir a depressão e o estresse.
  • Mantém o sistema digestivo em ótimas condições. A vitamina B12 ajuda a proteger contra problemas cardiovasculares e doenças, melhorando os níveis de colesterol no corpo, é benéfica contra os perigos do derrame e da pressão alta.
  • A vitamina B12 melhora a saúde da nossa pele, melhorando a aparência de unhas e cabelos quebradiços. Ajuda na reprodução celular, melhorando a aparência da pele, mantendo-a constantemente renovada.
  • A vitamina B12 pode ajudar a proteger contra vários tipos de câncer.

Gostou de saber mais sobre a vitamina B12? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Beleza e dieta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.