O colágeno tem sido usado há muito tempo nos cuidados com a pele, oferecendo excelentes resultados. Graças a isso, é possível melhorar a massa muscular, reduzir a dor nas articulações e também ajudar a fortalecer os ossos. Mas, além de tudo isso, estudos científicos apontaram vários benefícios do colágeno para cabelo.
Para ajudar você a entender mais sobre os benefícios do colágeno para cabelo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína natural que seu corpo já possui em diferentes partes, como articulações, na pele e cabelo. Proporciona elasticidade à pele, fortalece as unhas e, em geral, projeta uma imagem jovial saudável.
A quantidade que o corpo produz naturalmente é ideal para a saúde. Mas com o passar do tempo, e com a chegada da idade, essa quantidade diminui e o nível de produção é menor.
Dá força ao cabelo
O colágeno contém os aminoácidos essenciais para deixar seu cabelo cada vez mais forte. Esqueça o cabelo quebradiço, o colágeno fortalece o cabelo.
Aumenta o crescimento do cabelo
Se a quantidade certa for usada na raiz, o cabelo cresce mais rápido, porque combate danos aos folículos pilosos. Isso traz mais vitalidade, brilho e volume ao cabelo.
Combate a desidratação capilar
O cabelo hidratado é a fonte da juventude. Nesse sentido, o colágeno devolve a suavidade que você precisa.
Todos esses benefícios são possíveis devido à queratina, que é uma proteína que também pode ser produzida naturalmente pelo corpo, mas que requer colágeno para fazê-lo. Então, se você quer ter um cabelo saudável e forte, você deve usar colágeno em suas diferentes apresentações.
Como usar colágeno para o cabelo?
Há uma grande variedade de produtos que contêm colágeno para o cabelo. Portanto, você pode desfrutar de diferentes apresentações, em doses variadas.
Você pode consultar seu médico para descobrir qual dose você deve tomar no seu caso. Vamos ver algumas das opções que você tem para fazer isso.
- Comprimidos ou cápsulas. É um dos mais comuns no mundo, mas a quantidade de colágeno que eles contêm é baixa. É provável que você tenha que tomar uma boa quantidade por dia para cobrir a dose prescrita pelo seu médico.
- Em pó. Este é um dos mais usados graças à facilidade que oferece para sua preparação. Além disso, a apresentação em pó facilita a redução ou o aumento da dose conforme necessário.
- Doces. Sim, enquanto você lê, você pode comprar doces com colágeno para o seu cabelo. No caso desta apresentação, a quantidade de colágeno é uma das mais baixas.
- Chá de colágeno. É tomado quente como qualquer outro chá e você pode escolher um de seus vários sabores. A proporção de colágeno é baixa.
- Shampoo e tratamentos capilares. Alguns tratamentos capilares incorporam pequenas doses de colágeno, como máscaras capilares, bolhas, etc. Isso tornará possível curar cabelos danificados por agentes externos. O resultado será cabelo com brilho e vida.
Vantagens e desvantagens do colágeno
Os benefícios do colágeno para cabelo se tornaram evidentes nos benefícios e usos já expostos. Nesse sentido, quero resumir algumas das principais vantagens e desvantagens de seu uso.
Vantagens do colágeno para o cabelo
- Dá vida ao seu cabelo. Ao usá-lo, você garantirá que as pontas parem de abrir e que o brilho aumente cada vez mais.
- Aumenta a espessura do cabelo. Isso é essencial porque evita que seu cabelo quebre facilmente.
- Fácil de usar. Esta é uma das melhores vantagens que você tem ao usar colágeno para o cabelo. Há tantas apresentações e produtos que o contêm que você não terá que se esforçar muito para obtê-lo e começar a consumi-lo para aproveitar todos os seus benefícios.
Desvantagens do colágeno para o cabelo
No entanto, existem algumas desvantagens ao usar colágeno para cabelos que você não deve ignorar. Esses efeitos colaterais ocorrem em uma porcentagem muito baixa de pessoas. Vamos ver quais são.
- Vômitos e diarreia. Embora tenha ocorrido em poucas ocasiões, eles podem ocorrer quando consumidos. Isso geralmente acontece quando a quantidade de colágeno ingerida excede a exigida pelo seu corpo. Portanto, recomendo consultar seu médico de confiança para garantir que você tome a dose que realmente precisa.
- Erupção cutânea ou outras reações alérgicas. Nos poucos casos em que isso acontece, é porque a pessoa é alérgica aos aminoácidos contidos no colágeno e, sem saber disso, ela o ingeriu. Para evitar que algo semelhante aconteça com você, apenas certifique-se, antes de começar a usá-lo, de que você não é alérgico aos seus componentes.
Esses efeitos negativos não devem impedi-lo de usá-lo, porque a realidade é que apenas uma porcentagem muito pequena de pessoas sofre deles e geralmente está associada a outras doenças da pessoa ou consumo excessivo.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do colágeno para cabelo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!