A copa 2022 vem para romper com as estruturas conhecidas, a tecnologia vai superar tudo o que já é conhecido.
De estádios com ar-condicionado, a um cartão que funcionará como passaporte para todos os presentes na Copa do Mundo, bem como um aplicativo para jogadores de futebol que fornecerá dados de desempenho em tempo real.
O campeonato mundial que teve início no dia 20 de novembro conta com inovações tecnológicas de todos os tipos e para todos os gostos. A maioria com o aval da FIFA, que na gestão de Gianni Infantino incorporou ferramentas tecnológicas ao cenário futebolístico.
Novidades e inovações da Copa 2022
Tecnologia semiautomática para detecção de impedimento de jogo
Um complexo sistema com doze câmeras instaladas sob a cobertura do estádio capazes de captar os movimentos da bola e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, para calcular suas posições exatas em campo.
Aplicativo da Fifa para jogadores
A casa mãe do futebol em colaboração com a FIFPRO, a ‘união’ dos jogadores de futebol, desenvolveu uma plataforma que oferecerá a cada jogador a oportunidade de obter dados individuais sobre seu desempenho logo após cada partida.
Saiba que durante essa copa, todos os jogadores terão acessa a esse aplicativo do qual será possível acompanhar o desempenho dentro de campo.
Dessa forma, o jogador sabe exatamente como foi a sua atuação e onde ele pode melhorar para a próxima partida.
Tudo isso contribui para um desempenho melhor dentro da equipe e, consequentemente, faz com que o a seleção jogue melhor.
Em suma, essa é uma tecnologia que vem para ficar.
A Fifa montou uma estrutura de 25 analistas de dados por partida, que vão registrar até 15.000 dados de uma partida de futebol. Normalmente uma partida tem 3.000 dados que são registrados.
Hayya: o cartão de acesso ao Qatar 2022
A pedido das autoridades do Catar, todos os torcedores locais e internacionais, bem como pessoas que realizarão tarefas jornalísticas durante a Copa do Mundo, devem solicitar o cartão digital Hayya.
Este cartão é a sua autorização de entrada no Estado do Qatar e o seu acesso ao estádio (juntamente com o seu bilhete de jogo). No caso de fãs internacionais, eles também precisarão confirmar seus planos de acomodação para receber a aprovação final do cartão Hayya digital.
Estádios com ar condicionado
A modificação do calendário da Copa do Mundo, de junho a novembro, só tem uma explicação possível: as temperaturas extremas que se registram no Catar durante o verão, onde o termômetro pode atingir entre 40 e 45 graus Celsius.
A partir disso, a organização equipou todos os estádios com sistemas de refrigeração para que os jogadores e torcedores possam aproveitar as partidas.
A temperatura ótima desses sistemas é de 26 graus Celsius. Eles também utilizam um sistema de ar-condicionado inteligente, já que a temperatura é controlada de acordo com o número de pessoas no estádio.
Acessibilidade
A tecnologia vai levar em conta boa parte aos torcedores com necessidades especiais e o Catar 2022 promete ser a Copa do Mundo mais acessível da história.
O Comitê Supremo propôs uma abordagem inclusiva para garantir que torcedores com deficiência ou mobilidade limitada possam aproveitar o torneio por meio de tecnologias interativas e conteúdo digitalizado.
Além disso, os estádios terão aparelhos em braile para que pessoas com problemas de visão possam saber o que está acontecendo nas partidas.
Conexão
Nas imediações de todos os palcos e da FAN Fest, serão instalados Wi-Fi e estações de recarga equipadas com turbinas eólicas que geram eletricidade por meio de painéis solares.
Oferecem sombra e, ainda, um ponto com ligação gratuita à Internet e carregamento para todo o tipo de dispositivos móveis.