Alimentos ricos em proteínas: você sabe quais são?

As proteínas são moléculas vitais para o nosso corpo. De fato, existem diferentes tipos e cada uma tem sua função particular. Por esse motivo, é essencial que essas substâncias nunca falhem e sejam parte integrante da dieta diária. Dessa forma, comer alimentos ricos em proteínas é algo fundamental.

Para ajudar você a entender mais sobre os alimentos ricos em proteínas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Para que são utilizadas as proteínas?

Existem muitas atividades do organismo que não seriam possíveis sem proteínas que, não surpreendentemente, são frequentemente definidas como os “blocos de construção” do corpo humano. 

De fato, elas têm uma função estrutural importante em primeiro lugar: são encontrados na estrutura dos músculos, ossos, unhas, cabelos e pele. 

Não só isso, graças à sua capacidade contrátil, as proteínas podem desencadear movimentos estimulando os músculos e, em geral, são responsáveis ​​por todos os movimentos nas células e tecidos. Além disso, elas são responsáveis ​​pela síntese de hormônios, enzimas e tecidos.

Nosso organismo sintetiza continuamente novas proteínas, mas o que pode produzir não é suficiente para atender às nossas necessidades. Por esse motivo, é essencial consumir alimentos ricos em proteínasregularmente.

Quantas proteínas precisamos?

A necessidade de proteína de cada um varia de acordo com vários fatores. Primeiramente a idade: os bebês devem consumir o dobro de proteínas que os adultos. 

Além disso, como esses elementos podem ser de origem animal e vegetal, os especialistas aconselham equilibrar a ingestão para que dois terços da necessidade diária sejam provenientes de fontes animais e um terço de fontes vegetais. 

Isso ocorre porque proteínas de “alto valor biológico” são encontradas em alimentos de origem animal, enquanto o perfil de proteínas dos vegetais é pior. Um desequilíbrio que pode, no entanto, ser facilmente remediado pela associação de proteínas vegetais de diferentes origens.

Outros fatores que influenciam a necessidade de proteínas são a atividade laboral, a intensidade e a frequência com que praticamos esportes.

Estima-se que, em geral, a quantidade que um homem adulto deve comer todos os dias é de cerca de 1 g por kg. De fato, significa que um homem saudável, trabalhador e não sedentário deve introduzir cerca de 70 gramas de proteína por dia e uma mulher cerca de 55 gramas.

Quais são os alimentos ricos em proteínas?

Bacalhau

O bacalhau é um dos alimentos ricos em proteínas. Além de ser muito rico em proteínas, o bacalhau também fornece uma boa dose de vitaminas do complexo B e minerais.

As proteínas de bacalhau são proteínas nobres, com alto valor biológico e muito ricas em aminoácidos essenciais. Por isso, é recomendável comer de vez enquanto esse peixe.

Soja

A soja é uma leguminosa rica em proteínas de origem vegetal de excelente qualidade. Com seus 36 gramas de proteína por 100 gramas de produto, a soja seca é um dos alimentos mais ricos em proteínas.

Portanto, não apenas a soja seca, mas também seus derivados, como o tofu, são alimentos proteicos que devem ser incluídos em uma dieta equilibrada.

Ovos

Os ovos contêm 93% de proteína, um verdadeiro concentrado de energia. Além disso, o ovo é um alimento completo, composto de duas partes distintas: a gema de ovo, parte interior amarela, e a clara. 

As proteínas da clara de ovo também são encontradas na forma de pó e são excelentes para todos os atletas que eliminaram derivados de leite de sua dieta.

Quanto à qualidade dessas proteínas, os ovos contêm proteínas nobres de alta qualidade. O ovo, de fato, tem um excelente equilíbrio entre os vários aminoácidos essenciais.

Quanto à digestibilidade das proteínas do ovo, depende muito do tipo de proteína. Por exemplo, a albumina é mais rápida de digerir que a caseína, mas mais lenta que as proteínas séricas.

Sementes de cânhamo

Quando nos referimos a alimentos proteicos, geralmente pensamos em carne, peixe, ovos e legumes. 

Em vez disso, entre os alimentos ricos em proteínas também existem algumas sementes, em particular as sementes de cânhamo são ricas em proteínas vegetais completas, elas contêm todos os aminoácidos, incluindo os essenciais.

As sementes de cânhamo são uma excelente fonte de proteína, ideal para atletas que desejam aumentar a massa muscular, mas também para vegetarianos, veganos ou intolerantes que, ao renunciar aos derivados do leite ou seguir uma dieta sem carne animal, precisam compensar a deficiência de proteínas.

Couve de bruxelas

Pode ser surpreendente, mas a couve de Bruxelas está entre os alimentos ricos em proteínas. Obviamente, a quantidade de proteína vegetal presente nela não é comparável à encontrada na carne.

100 gramas de Couves de Bruxelas contêm cerca de 3,5 gramas de proteínas, mas elas estão entre as proteínas vegetais mais completas.

Se você não gosta de couve de Bruxelas, saiba que elas pertencem à mesma família do brócolis, também rico em proteínas.

Peito de frango

O peito de frango é sem dúvida um dos primeiros alimentos proteicos a se pensar quando se trata dealimentos ricos em proteínas.

O peito de frango é rico em proteínas e pobre em gordura, além de ser livre de carboidratos, três características que o tornam um dos alimentos proteicos mais amados pelos construtores de corpo e um dos alimentos mais recomendados para quem quer perder peso.

O fato de poder ser cozido de formas infinitas e ser de baixo custo, torna essa carne uma das mais consumidas no mundo.

Além de ser uma excelente fonte de proteína, o peito de frango também contém vitaminas e minerais, incluindo ferro e zinco.

Gostou de saber mais sobre os alimentos ricos em proteínas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!