Alimentos ricos em vitamina C: 8 opções saudáveis

A vitamina C é uma das vitaminas solúveis em água de base para o corpo. Dessa forma, como é uma molécula muito importante para o corpo, é recomendável consumir alimentos ricos em vitamina Cdiariamente.

Para ajudar você a entender mais sobre os alimentos ricos em vitamina C, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais são as funções da vitamina C?

A vitamina C é um poderoso antioxidante e, como tal, evita o envelhecimento e a ação prejudicial dos radicais livres. Também equilibra os níveis de vitamina E e evita o sangramento capilar. 

É uma das vitaminas essenciais para a reparação de tecidos e, portanto, estimula a cicatrização de feridas, o sistema imunológico e garante o bem-estar do corpo e da mente. A dose diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.

Como outras vitaminas, não é autoproduzida pelo organismo, mas só pode ser consumida através dos alimentos. Portanto, é muito importante conhecer os principais alimentos ricos em vitamina C para garantir que você esteja recebendo uma boa quantidade.

De fato, sua deficiência pode levar ao escorbuto, uma doença que se manifesta com sintomas de cansaço, fraqueza, dor muscular e falta de apetite. 

Em casos graves, também pode aparecer sangramento na pele, inchaço das gengivas e sangramento do nariz, com o consequente enfraquecimento dos ossos, cartilagens articulares e dentes. A vitamina C também é essencial na absorção de ferro pelo organismo.

Quais são os alimentos ricos em vitamina C?

Uva

As uvas são uma excelente fonte de vitamina C. Suas propriedades são múltiplas, pois contêm muitos sais minerais (zinco, potássio, magnésio, ferro), além de vitaminas dos grupos B e A. 

As uvas também influenciam positivamente a funcionalidade dos rins, fígado e intestinos. O suco de uva é indicado em dietas desintoxicantes e purificadoras e contém 340 mg de vitamina C por 100g.

Groselha

As groselhas contêm uma alta quantidade de vitamina C, igual a 200mg por 100g, que, juntamente com o ácido fólico, as tornam uma fruta importante para o correto funcionamento do organismo, também útil no combate à anemia.

É também uma fruta rica em vitaminas A e E, que ajuda a proteger a pele do envelhecimento. A cumarina contida nelas é uma substância anticoagulante útil para prevenir trombose.

Pimenta

A pimenta vermelha e amarela, contém cerca de 4-5 vezes mais vitamina C do que uma laranja fresca. 100 gramas de pimenta contêm 166mg de vitamina C se cru e 116mg se cozida, contra 50mg de laranja.

A presença de betacaroteno, vitaminas do complexo B e sais minerais como potássio, ferro, magnésio e cálcio também é relevante. As poucas calorias contidas nelas a tornam perfeitas também para dietas de baixa caloria.

Nabos

Os nabos são uma boa fonte de vitamina C. 100 gramas trazem 110 mg se cru e 86 mg se cozido. Eles têm propriedades desintoxicantes, mineralizantes e anti-anêmicas. 

Sendo também ricos em cálcio, eles protegem e fortalecem os ossos. O magnésio e a clorofila contidos neles ajudam a manter o bom humor. 

Eles são uma planta anticâncer e têm uma função bactericida, além de manter a pressão e o colesterol sob controle e ter propriedades anti-inflamatórias.

Rúcula

A rúcula tem muito poucas calorias e, por esse motivo, é recomendada em dietas. É também uma fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes. O cálcio presente nela é muito importante para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana.

A rúcula tem um alto teor de água, minerais, vitaminas e é rica em antioxidantes, que combatem radicais livres e exercem uma ação preventiva contra o câncer.

As vitaminas que ela contém ajudam a fortalecer as funções hepáticas e a melhorar a qualidade do sangue. Em 100 gramas de rúcula são 110 mg de vitamina C.

Kiwi

O kiwi, devido ao seu tamanho, é um dos alimentos ricos em vitamina C, com um teor de 85 mg por 100 g, com apenas 46 calorias. 

Também é rico em potássio e vitamina E, cobre, ferro e, por esse motivo, é um excelente remineralizante e regula a função cardíaca e a pressão arterial. De fato, para atender às necessidades diárias de vitamina C, é suficiente consumir um kiwi por dia.

Brócolis, couve e couve-flor

Os vegetais pertencentes à família dos crucíferos são uma verdadeira cura para a saúde e a dieta, uma vez que contêm muito poucas calorias.

O brócolis contém cerca de 110 mg de vitamina C em 100 g de produto bruto, enquanto que fervido contém 86 mg.

A couve de Bruxelas contém 81 mg se cru ou 52 por 100 g de cozido e couve-flor crua contém 59mg a cada 100 gramas. 

Esses vegetais também são ricos em sais minerais (cálcio, ferro, fósforo e potássio), além de vitaminas do grupo B e, finalmente, contêm sulforafano, substância que impede o crescimento de células cancerígenas.

Laranjas e limões

As laranjas sempre estiveram entre as primeiras fontes de vitamina C. Como vimos, no entanto, elas contêm muito menos que outros tipos de frutas e legumes, mas, de qualquer forma, sua contribuição para a integração dessa vitamina é muito preciosa, principalmente nos meses em que é mais frio. 

De fato, as laranjas contêm cerca de 50mg por 100 gramas (às vezes até 69mg), a mesma quantidade que os limões.

Gostou de saber mais sobre os alimentos ricos em vitamina C? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!