Aloe Vera: tudo o que você precisa saber!

As propriedades da folha de Aloe Vera e seus usos no campo cosmético são aceitos em todo o mundo. No entanto, seus benefícios não estão apenas concentrados na pele, mas também são úteis para o tratamento de problemas intestinais e outras condições.

Com base nesta planta, também conhecida como Aloe Vera, inúmeros tratamentos médicos foram criados. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a Aloe Vera, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é Aloe Vera?

Aloe Vera é uma das 250 espécies de Aloe, no entanto, difere das outras por suas propriedades medicinais muito altas. Seu nome científico é Aloe Barbandensis e também é conhecido como Aloe Vera.

Melhora a saúde do couro cabeludo e do cabelo

O couro cabeludo às vezes abriga placas de pele seca, bem, esta planta ajuda essas placas a sair. Além disso, proporciona alívio da coceira, neutralizando os fungos produzidos pela caspa.

O aloe vera tem um efeito poderoso nos folículos pilosos que não só permite hidratar os cabelos agredidos, mas também serve como tratamento preventivo contra calvície ou alopecia.

Ao contrário do que você pode pensar, o gel desta planta também pode ser usado em cabelos oleosos, o que regula o excesso de sebo.

Combate problemas bucais

O Aloe Vera tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, de modo que tem o poder de desinflar as gengivas.

Além disso, é antiviral, antisséptico e antibacteriano, por isso pode ter o mesmo efeito que um creme dental. Ou seja, elimina bactérias orais, reduz a placa bacteriana, entre outros benefícios.

Estudos médicos mostraram sua eficiência em úlceras bucais, feridas, úlceras e gengivite. Eles estão presentes em alguns produtos para limpeza oral e tratamentos.

Benefícios para a saúde intestinal

O aloe vera é antioxidante, purificante e laxante suave. Isso favorece a mobilidade intestinal (facilita a digestão), o que beneficia exponencialmente o cólon graças ao seu efeito de limpeza. 

Além disso, ajuda contra constipação. Isso, por sua vez, permite que você mantenha um peso corporal melhor (ajuda a perder peso).

As propriedades do Aloe Vera protegem a mucosa gástrica, combatendo assim gás, queimação, inchaço abdominal, refluxo, acidez, etc.

Propriedades do Aloe Vera

Esta planta milagrosa tem inúmeras propriedades curativas que a tornam indispensável em casa.

  • Tem propriedades adstringentes que promovem a saúde da pele.
  • É antisséptico e antibacteriano, o que permite que seja útil em queimaduras e outras condições da pele.
  • Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas tornam possível aliviar a dor e a inflamação. É um analgésico para a epiderme.
  • Combate a secura da pele e do cabelo graças às suas propriedades hidratantes.
  • Se o aloe vera for tomado internamente, você pode se beneficiar de sua propriedade antioxidante, depurativa e laxante.
  • Contém cromo, manganês e magnésio, que aumentam os níveis de açúcar no sangue.
  • Sua contribuição em minerais e aminoácidos fortalece o sistema imunológico.

Como usar Aloe Vera?

Esta planta pode ser usada topicamente ou internamente através de chá, sucos, infusões ou smoothies. Claro, se você não tem essa planta em seu jardim ou não sabe como remover o gel, pode obter produtos da indústria farmacêutica que servem como medicamento.

  • É usado para hidratar a pele. O Aloe Vera é útil como tratamento hidratante após a exposição ao sol.
  • Suplemento alimentar. O aloe vera alivia o desconforto gastrointestinal, portanto, o consumo de suplementos alimentares proporciona benefícios para a saúde intestinal.
  • É usado como tratamento para constipação. O Aloe Vera é um dos tratamentos mais eficazes à base de plantas.

Os usos desta planta, bem como dos produtos farmacêuticos, são muito amplos. Embora seus benefícios de uso tópico não tenham efeitos colaterais comprovados, é importante procurar parecer médico em caso de uso interno, para não gerar problemas com certas patologias.

Gostou de saber mais sobre o Aloe Vera? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!