Biotina para o cabelo: tudo o que você precisa saber!

O cabelo representa um belo ornamento natural. A biotina para o cabelo é a resposta para os apelos de muitas mulheres para obter cabelos longos, fortes e brilhantes. 

Se você quiser ter um cabelo com volume e sedoso, é necessário aplicar tratamentos que tenham efeito por dentro. Dessa forma, os cabelos podem ficar saudáveis.

Assim, a vitamina H, B7 ou B8; como a biotina também é conhecida, serve para melhorar a beleza não apenas do cabelo, mas também das unhas e da pele, graças ao fato de incentivar o desenvolvimento de células regeneradoras.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a biotina para o cabelo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Reduz a perda de cabelo

A biotina fortalece o cabelo e dá mais volume ao cabelo. Embora seja usado em alguns produtos contra calvície ou alopecia, estudos médicos ainda estão sendo implementados para corroborar sua eficácia nesse tipo de perda de cabelo.

Reduz o excesso de óleo no cabelo

A secreção sebácea é um dos problemas usuais, no entanto, as propriedades desta vitamina B8 nos permitem prevenir problemas como dermatite seborreica ou psoríase na pele.

Controle a caspa

Uma das razões para a perda ou fraqueza de cabelo é a caspa, especialmente em pacientes do sexo masculino. Bem, essa vitamina pode ajudar a eliminar os fungos que causam caspa.

Como se utiliza a biotina?

Esta vitamina pode ser consumida por via oral através de suplementos ou cápsulas. No entanto, também pode ser usado diretamente no cabelo. Em seguida, indicarei as principais maneiras pelas quais a biotina é usada.

Pílulas ou cápsulas

Nesta apresentação, permite que o corpo obtenha a dose de vitamina B7 que o paciente pode não ter sido capaz de obter em sua dieta. Podem ajudar a melhorar não apenas a saúde do cabelo, mas também do corpo, fornecendo energia e vitalidade.

Shampoo ou cosméticos

Existem vários tratamentos de xampu ou máscaras capilares com vitamina H que aumentam a produção de queratina, restaurando o brilho e a maciez do cabelo.

Efeito colateral da biotina

Embora esta vitamina seja de origem natural e seja uma das vitaminas essenciais, o consumo excessivo pode ter efeitos colaterais:

  • Erupção cutânea leve
  • Náuseas, vômitos ou dor de estômago.

Contraindicações da biotina

A biotina é uma vitamina B, portanto, seu uso é seguro e até mesmo para grávidas ou amamentando. No entanto, é necessário tomar algumas precauções relevantes:

  • Pacientes alérgicos aos componentes da biotina devem evitar seu uso em todas as suas apresentações.
  • Em caso de alergia (dificuldade em respirar, inchaço, vermelhidão, etc.), você deve consultar um médico imediatamente.

Em conclusão, a biotina ou vitamina B8 fornece benefícios para a saúde tanto para o cabelo quanto para a pele. Deve ser aplicado por pelo menos 4 meses. 

Em relação à dose apropriada, é melhor consultar o médico, que prescreve a dosagem dependendo do problema no cabelo, bem como da idade do paciente.

Gostou de saber mais sobre a biotina para o cabelo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!