Catar 2022: conheça a cidade de Doha

Todos os olhos do mundo estão voltados para a copa do mundo no Catar 2022. Milhões de fãs de futebol já estão no país árabe para viver o evento mais importante do planeta. A sede da Copa do Mundo tem tudo pronto para proporcionar aos seus visitantes a melhor experiência.

Doha é a capital do país e a cidade mais populosa, com mais de 2 milhões de habitantes. Localizada na costa do Golfo Pérsico, é o centro empresarial, comercial, político e financeiro do Catar.

Esta cidade é caracterizada por sua infraestrutura, impressionantes arranha-céus no núcleo urbano e diversos centros comerciais modernos. Além de suas inúmeras mesquitas e museus contemporâneos.

Desde que foi anunciado que seria a sede da Copa do Mundo, esta cidade concentrou todos os seus esforços para proporcionar aos milhões de visitantes as melhores experiências, procurando ser a sede mais inovadora, tecnológica e sustentável da história da Copa do Mundo de Futebol.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a copa do mundo do Catar 2022, bem como a cidade de Doha, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Onde fica o Catar?

Qatar, cujo nome oficial é “Estado do Qatar”, é um país localizado a oeste do continente asiático que ocupa o leste da península arábica. Sua capital é a cidade de Doha.

Originalmente, o Qatar era um protetorado britânico. Mas a partir do ano de 1971 conseguiu sua independência e se tornou um Estado soberano.

Sua forma de governo é a monarquia absoluta, liderada pela família Al Thani desde meados do século XIX. Hoje, quem governa o Qatar é Tamim Bin Hamad Al Thani, cuja figura é designada como “emir catari”, e que ascendeu após a morte de seu pai em 2013.

Originalmente, o Qatar era famoso por todo o seu desenvolvimento marítimo, especialmente pela colheita de pérolas. Depois foram descobertas as grandes reservas de petróleo em seu território, esse recurso começou a ser explorado.

Catar 2022: conheça a cidade de Doha

Líderes em tecnologia e redes 5G

A sustentabilidade ambiental é o selo que terá a Copa do Mundo Catar 2022. O país é caracterizado pelo seu foco na Tecnologia e na Inovação. De acordo com dados oficiais, o país investiu 4.4 milhões de dólares no setor de tecnologias de informação e comunicação.

Em questões de conectividade, é um dos primeiros países com toda a rede 5G, que funcionará em todos os estádios da Copa do Mundo. 

Além de ser um dos pioneiros em ter um Plano Nacional de Inteligência Artificial aprovado desde 2019, focado em saúde, empreendedorismo, educação e pesquisa.

Ele também tem um programa de Big Data que será atualizado para garantir segurança e privacidade.

Arquitetura sustentável e inovadora

Doha, ao ser a anfitriã do evento, fez um investimento na modernização não apenas dos estádios de futebol, mas da infraestrutura em geral.

Desde 2009 tem sido trabalhado em um modelo de construção sustentável e amigável ao meio ambiente. Atualmente, a cidade tem edifícios e arranha-céus autossustentáveis.

Os 8 estádios que foram construídos têm um sistema de energia renovável e emissão zero de carbono. Um exemplo é o estádio 974, o primeiro na história a ser desmontável e reutilizável. Foi construído com materiais reciclados. 

A infraestrutura hoteleira também é pensada com esta abordagem. De acordo com os organizadores, 20 dos hotéis que receberão os visitantes têm a certificação Green Key (chave verde). 

Estes hotéis são caracterizados por ter um sistema elétrico eficiente, iluminação, regulação de temperatura, gestão de resíduos e ventilação adequada.

Transporte inteligente e elétrico

A cidade também renovou suas estradas e toda a rede ferroviária e subterrânea. O metrô foi inaugurado há 2 anos e tem 37 estações aquecidas.

As 3 linhas do metrô têm 110 trens de acesso direto a 5 dos 8 estádios. Cada estação tem serviço de ônibus gratuito, totalmente elétrico e sustentável. O transporte sem motoristas terá serviço 24 horas por dia.

Os usuários do metrô terão 30 minutos de Wi-Fi gratuito. O Centro de Inovações de Mobilidade do Catar (QMIC) dispôs uma plataforma criada com a Internet das Coisas que conecta uma série de sensores em torno de Doha.

Esta plataforma permitirá aos turistas planejar a rota com informações em tempo real sobre o tráfego, táxis, sistema de transporte e até a entrada e saída das estações.