Como remover espinhas do seu rosto?

As espinhas são um pesadelo para adolescentes e jovens adultos. Esse problema estético pode acompanhar uma pessoa durante boa parte de sua vida e é normal que muitas alternativas sejam testadas para se livrar delas. Mas a dúvida é como remover espinhas do seu rosto?

Felizmente para todos, hoje existem muitas maneiras de combatê-las, com tratamentos estéticos que provaram ser eficazes.

Sem dúvida, será de grande interesse para todos que lutam com esse problema, descobrir como remover espinhas do seu rosto.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como remover espinhas do seu rosto, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que são espinhas?

Espinhas são pontos vermelhos salientes, com um centro branco, que aparecem quando os folículos pilosos entupidos ficam inflamados e produzem inchaços semelhantes a cistos sob a superfície da pele.

Além de representar uma questão estética, de acordo com a área em que elas saem, elas podem representar a presença de alguns problemas de saúde.

Que tipos de espinhas aparecem com mais frequência?

Pode ser difícil para nós distinguir entre os diferentes tipos de espinhas, mas aqui estão alguns deles:

  • Milênios ou folículos pilossebáceos. Eles são pequenos inchaços esbranquiçados ou amarelos que aparecem quando a queratina se acumula nos poros das glândulas da pele até serem bloqueados. Eles geralmente são encontrados em áreas do rosto, como pálpebras, maçãs do rosto, mandíbula e parte de trás das orelhas.
  • Espinhas comuns. Elas são o tipo de inchaço na pele que aparece quando você sofre de acne. Sua existência se deve à infecção e obstrução dos folículos pilosos devido ao acúmulo de sebo, células mortas e outros vestígios de sujeira na pele.
  • Comedões. Estas são lesões que aparecem quando o ducto ou canal do folículo é obstruído pela produção excessiva de queratina. Eles são muito comuns durante a adolescência e aparecem no nariz, na forma de manchas pretas ou brancas.

Por que as espinhas aparecem?

A principal causa dessa condição de pele são as bactérias, que, ao entupir os poros, resultam em excesso de gordura e acúmulo de células mortas. É claro que a disposição genética e o tipo de pele também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de espinhas.

O estresse pode ser o gatilho para o aparecimento dessas manchas pretas ou vermelhas indesejáveis na pele. Quando sob pressão, o corpo produz hormônios do estresse, um dos quais é o cortisol, que estimula as glândulas e produz mais gordura.

Outro fator que pode contribuir para a produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas é o funcionamento irregular dos hormônios.

Finalmente, embora as espinhas sejam mais comuns na adolescência, elas também podem aparecer em qualquer idade devido ao consumo de certos medicamentos e a uma dieta rica em carboidratos.

Como remover espinhas do seu rosto?

Alguns dos tratamentos mais aceitos para tratar os tipos mais comuns de espinhas são estes:

  • Milênios ou folículos pilossebáceos. Alguns tratamentos farmacológicos, como creme retinóide ou loção alfa-hidroxiácido, geralmente são aplicados.
  • Espinhas comuns. Eles podem ser tratados com medicamentos tópicos, como retinóides, antibióticos e/ou ácido salicílico, medicamentos orais e tratamentos orais. Embora também possa ser removido com tratamento de esfoliação facial para reduzir a secreção sebácea e proporcionar uma pele mais uniforme e lisa.
  • Comedões. A maneira mais eficaz de tratar uma mancha preta é através de uma limpeza facial realizada por um profissional ou por esfoliação com produtos naturais. Por outro lado, manchas brancas podem ser tratadas com a aplicação tópica de loções naturais, como o óleo da árvore do chá.

O uso de adesivos que dissolvem a espinha, máscaras esfoliantes para abrir os poros e o uso de água micelar para limpeza facial também são alternativas amplamente utilizadas.

Como evitar o aparecimento de espinhas?

Os poros do rosto são muito sensíveis à sujeira, por isso são rapidamente obstruídos pelo uso de produtos cosméticos de baixa qualidade, poluição ou a mesma gordura que a pele produz.

A seguir estão algumas medidas para reduzir a possibilidade de sua ocorrência:

  • Limpeza profunda. Você tem que limpar o rosto não apenas de manhã quando acorda ou à noite antes de dormir, mas depois de qualquer atividade física. Por outro lado, o uso de um esfoliante uma vez por semana limpará completamente as impurezas da pele.
  • Use produtos cosméticos apropriados. Primeiro de tudo, você tem que identificar o tipo de pele que você tem. Para pele seca, é melhor aplicar um produto hidratante, por outro lado, para pele oleosa, dermolimpantes de origem natural devem ser incorporados à rotina de limpeza.
  • Alimentação saudável. Inclua vegetais verdes, cenouras, tomates, etc… ricos em antioxidantes na dieta, além de ficar bem hidratado bebendo pelo menos dois litros de água por dia.

As espinhas definitivamente não precisam ser um pesadelo, porque com uma boa rotina alimentar, higiene pessoal e a ajuda de dermatologistas, você pode se despedir delas.

Gostou de saber mais sobre como remover espinhas do seu rosto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!