Dieta Low Carb: guia completo

dieta Low Carb é uma dieta caracterizada por um consumo reduzido de carboidratos combinado com uma alta ingestão de proteínas e gorduras. 

Para ajudar você a entender mais sobre a dieta Low Carb, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a dieta Low Carb? 

Como já citei no início do artigo, a dieta Low Carb trata-se de uma dieta em que a ingestão de carboidratos, como o próprio nome indica, é diminuída consideravelmente e as proteínas são então promovidas para perder peso.

Lembre-se de que as proteínas, depois da água, são o segundo constituinte do corpo humano, elas representam 18% do peso corporal porque são os “blocos de construção” necessários para construir e “reestruturar” as células de todos os tecidos e órgãos. 

É por isso que os alimentos ricos em proteínas têm desempenhado um papel central na dieta do homem desde o início da história, muito antes do estabelecimento do pensamento científico e da dietética moderna. 

Comparadas a outras substâncias, elas têm duas vantagens: não podem ser armazenadas e produzem apenas quatro calorias por grama. O excesso de proteínas é então eliminado, diferentemente do excesso de carboidratos, que produz as mesmas calorias, mas são armazenadas como gordura corporal, como reserva de energia

São encontradas principalmente em alimentos de origem animal: ovos, leite, peixe e carne são os alimentos proteicos por excelência, pois contêm proteínas da melhor qualidade devido à presença de aminoácidos essenciais (moléculas que fazem parte da estrutura da proteína). 

Alimentos de origem vegetal como: cereais, legumes e, em pequena medida, as frutas contêm um menor teor de proteínas.

Perder peso significa que você queima mais calorias do que introduziu, isso acontece não apenas com a atividade esportiva e o consequente aumento do metabolismo, mas também com o gasto energético da manutenção de funções vitais. 

Como funciona a dieta Low Carb?

dieta Low Carb se enquadra nos chamados regimes de emagrecimento e, de fato, produz uma perda de peso em pouco tempo, mas funciona se, ao mesmo tempo, a ingestão calórica for reduzida. 

Isso ocorre porque, se a necessidade de energia é satisfeita pela ingestão de carboidratos e lipídios, as proteínas constituem uma reserva de gordura. 

Se, pelo contrário, a contribuição dos dois primeiros componentes é reduzida, é necessário explorar as proteínas para satisfazer o consumo calórico. 

Portanto, se em condições normais os nutricionistas recomendarem um consumo médio diário de proteína seja entre 15 e 25 a 30% das necessidades calóricas (cerca de 0,8 – 1,5 gramas por 1 kg de peso corporal), a dieta Low Carb em vez disso, fornece uma contribuição de 2 a 2,5 g por kg.

De fato, durante a digestão das proteínas, 25% das proteínas são queimadas imediatamente após serem ingeridas, contra 3% das gorduras.

Testes científicos também mostraram que a termogênese (ou seja, o número de calorias queimadas pelo corpo em repouso) é duas vezes maior após uma refeição rica em proteínas do que após uma refeição “normal”. 

Isso significa que, ao comer proteína, você queima mais energia, mesmo sem fazer nada. Além disso, as proteínas têm um alto poder de saciedade, e uma dieta baseada em proteínas evita os famosos ataques de fome típicos de outras dietas.

Os benefícios da dieta Low Carb

Os efeitos da dieta Low Carb no corpo são muitos:

  • Mantém os níveis de insulina constantes;
  • Aumenta o metabolismo basal;
  • Estimula a lipólise e consequentemente a perda de peso.

As consequências de um consumo excessivo de proteínas dependem da quantidade total de energia introduzida durante o dia, em particular se a quantidade de calorias ingeridas na forma de carboidratos e lipídios for suficiente para cobrir as demandas de energia, o excesso de proteína é eliminado pelo corpo.

Se a quantidade de energia ingerida na forma de carboidratos e lipídios não for suficiente para atender às demandas de energia, o excesso de proteína será usado para obter energia.

De qualquer forma, ambos os processos levam a um comprometimento aumentado do fígado e dos rins envolvidos na eliminação do nitrogênio contido nas proteínas, portanto, é necessário sempre associar um suprimento adequado de água na dieta Low Carb.

Exemplo de menu semanal da dieta Low Carb

Abaixo, eu preparei um exemplo de menu da dieta Low Carb que pode ser usado durante uma semana. Confira! 

Café da manhãAlmoçoJantar
Segunda-feira4-5 biscoitos proteicos ou biscoitos integrais ou bolos de ameixa integralUma fatia de frango grelhado coberto com um pouco de azeite e ervas aromáticasBife de atum natural com legumes cozidos
Terça-feiraIogurte grego com frutas vermelhasPeixe à escolha defumado com legumesCarne de porco grelhada com legumes
Quarta-feira2 fatias de pão integral com manteiga e presuntoOmelete assado (dois ovos) com legumesBacalhau com ervas aromáticas com salada
Quinta-feiraOmelete com presunto e queijoSalada de atumCarne à escolha com legumes
Sexta-feiraIogurte grego com frutas vermelhas50 g de arroz integral com legumesLinguado assado com legumes
Sábado2 fatias de pão integral com manteiga e presuntoCoelho com legumes cozidos Pizza de trigo integral com legumes, sem mussarela
DomingoOmelete com presunto e queijo200 g (máximo) de frango assado sem pele com legumes misturadosRobalo grelhado com salada

Gostou de saber mais sobre a dieta Low Carb? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!