Uma dieta saudável é a base para uma reeducação alimentar. Isso porque, oferece ao organismo todos os nutrientes necessários. Além disso, muitas doenças podem ser prevenidas com uma nutrição adequada.
Como cada pessoa é diferente e cada corpo tem necessidades alimentares diferentes, não há recomendação universal para fazer uma reeducação alimentar. Contudo, há algumas regras que todos nós devemos seguir.
Para ajudar você a iniciar a sua reeducação alimentar, eu preparei o artigo de hoje com um passo a passo completo. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Passo a passo para iniciar sua reeducação alimentar
Faça pratos com diferentes alimentos
Aproveite a enorme oferta que está disponível para você. Você realmente já testou tudo, desde o departamento de frutas e legumes do seu supermercado? Concentre-se em produtos frescos e naturais, seja para comer ou beber.
Legumes e frutas todos os dias
De fato, esses alimentos são a chave para ter uma reeducação alimentar bem-sucedida. Não é à toa que a maioria de nós já aprendeu a regra “comer 5 porções desses alimentos por dia”.
Assim sendo, temos que pegar o costume de fazer essas 5 refeições por dia. Seja para a refeição principal ou como um lanche no meio: frutas e legumes realmente se encaixam em tudo.
A propósito, sucos e smoothies recém-espremidos também são realmente saudáveis. Não importa de que forma, você receberá muitas vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos.
Isso pode até reduzir o risco de doenças relacionadas à dieta. Uma pequena dica: quem escolhe produtos sazonais, protege o meio ambiente e sempre tem variedade no prato.
O alimento animal fornece ao seu corpo nutrientes valiosos
O leite fornece o cálcio e peixe do mar o iodo, selênio e ácidos graxos n-3 (isso inclui os ácidos graxos ômega-3 mais conhecidos). Para produtos de origem animal de todos os tipos, você deve atribuir grande importância ao frescor e a uma origem sustentável.
Leite e produtos lácteos, como queijo cottage, iogurte etc. devem ter um papel diário em sua dieta. Para manter a gordura baixa, use variedades com pouca gordura, se possível. O peixe também deve idealmente vir uma ou duas vezes por semana no prato.
Semanalmente, não se deve exceder 300 – 600 g de carne vermelha, pois os rins podem se sobrecarregar para limpar o organismo.
A carne fornece minerais e vitaminas (B1, B6 e B12). Em termos de saúde, as aves de capoeira (carne branca) são melhores do que a carne vermelha (carne bovina, suína). Além disso, os ovos não devem ser consumidos diariamente, pelo seu elevado colesterol.
Não esqueça das boas gorduras
A gordura tem claramente a pior reputação de todos os componentes nutricionais. No entanto, faz parte dareeducação alimentar. De fato, as gorduras fornecem ácidos graxos essenciais (que o corpo não pode produzir).
No entanto, vale lembrar que, a gordura realmente fornece muita energia que pode contribuir para o excesso de peso se ingerida em excesso.
Além disso, muitos ácidos graxos saturados aumentam o risco de distúrbios do metabolismo lipídico, que podem levar a possíveis doenças cardiovasculares. Idealmente, escolha sempre os óleos e gorduras vegetais para serem usados em sua cozinha para cozinhar e assar.
Além disso, você deve prestar muita atenção à gordura invisível. Muitas vezes, produtos de carne, laticínios e doces são bastante gordurosos. Aliás, isso se aplica especialmente a fast food e produtos processados. 60 a 80 gramas de gordura são suficientes por dia.
Cuide no açúcar e no sal
Chocolates, bolos, ursinhos de goma, batatas fritas e limonada – resistir a essas guloseimas não é uma tarefa fácil. Mas é aqui que reside o ponto de discórdia, porque o açúcar e o sal não são realmente bons para a nossa saúde.
Caso você não se dê bem sem doces, certifique-se de manter o teor de açúcar o mais baixo possível. Um pouco de renúncia também faz parte de uma reeducação alimentar.
Além disso, você realmente não deve comer muito açúcar, pois ele é realmente viciante, por isso, opte por chocolates amargos, por exemplo. A situação é semelhante com o sal. Para variar, apimente as coisas de maneira criativa com ervas e especiarias e pouco sal.
Beba o suficiente
A água é vital – no total, você deve tomar pelo menos 1,5 litros de líquido por dia. Contudo, esses líquidos devem ser sem açúcar e baixo em calorias.
Se você bebe constantemente e em grandes quantidades, que fornecem muita energia – por exemplo, na forma de açúcar -, isso pode promover o desenvolvimento da obesidade. Você raramente deve beber limonada e suco de frutas.
Aliás, o mesmo acontece com as bebidas alcoólicas, que não fazem nada pela sua saúde, pelo contrário, sua saúde está em perigo. Não se esqueça de beber álcool raramente e em pequenas quantidades.
Tenha atenção na preparação dos alimentos
A preparação cuidadosa de seus alimentos é importante para preservar e proteger o máximo de nutrientes possível.
Os ingredientes frescos devem ser cozidos nas temperaturas mais baixas possíveis e, se possível, ferver brevemente e com um pouco de água. Além disso, pouca gordura deve ser usada na preparação dos alimentos, para que não sejam acrescentadas calorias extras.
Gostou de saber mais sobre a reeducação alimentar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!