Vitaminas capilares: quais são as principais?

As vitaminas capilares são suplementos dietéticos que fornecem nutrientes vitamínicos que você não consegue comer devido a uma dieta incompleta. 

Claro, embora os complexos vitamínicos sejam excelentes aliados para a saúde do cabelo, você precisa prestar atenção aos alimentos. Normalmente, o cabelo reflete nosso estado de saúde. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as vitaminas capilares, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Causas da perda de cabelo

Antes de iniciar qualquer tratamento capilar, é melhor saber a origem da perda de cabelo. Existem muitos fatores que podem afetar a perda de cabelo, e é por isso que é necessário ter em mente as causas, já que nem todas são tratadas da mesma forma.

  • Estresse. O estresse é um dos fatores determinantes na perda de cabelo. Numerosos estudos afirmaram que ser submetido a um período prolongado de ansiedade ou estresse pode ter repercussões físicas, como perda de cabelo. Felizmente, esse tipo de problema geralmente tem uma solução relativamente simples, porque à medida que a situação desaparece, o cabelo começará a se recuperar naturalmente.
  • Alopecia androgênica. Também conhecida como calvície comum, a alopecia androgênica é uma perda de cabelo que, embora seja vista com mais frequência no setor masculino, também pode afetar as mulheres. Origina-se devido ao aumento de andrógenos em algumas áreas do couro cabeludo, geralmente nas áreas frontal e parietal, que conhecemos como entradas e coroa. Essas áreas estão geneticamente predispostas ao problema, e é por isso que é a causa mais comum, mas hoje vários tratamentos capilares eficazes foram encontrados para combatê-lo.
  • Falta de vitaminas. A comida é um aspecto essencial que devemos ter em mente em nossas vidas diárias, e a falta de nutrientes ou vitaminas pode afetar negativamente a qualidade do nosso cabelo, além de causar sua perda. Ter uma dieta equilibrada é vital para preservar a saúde do nosso cabelo, e é por isso que, diante da perda de cabelo, é aconselhável implementar uma série de vitaminas extras em nossa dieta que nos ajudem a revertê-la.

As vitaminas do cabelo realmente funcionam?

Embora a ingestão de vitaminas possa ser altamente recomendada em qualquer contexto, se a alopecia for devida a um fator fora da dieta, a única coisa que eles alcançarão será uma melhor qualidade do cabelo e uma aparência mais saudável, mas não retardará a queda ou reverterá a perda de cabelo, e é por isso que é tão importante conhecer as causas da calvície. 

No entanto, as vitaminas capilares podem promover muito a saúde do nosso cabelo, portanto, se a nossa alopecia tiver suas causas em uma dieta inadequada, esses suplementos podem ser nosso melhor aliado.

Tanto as vitaminas para a pele quanto as vitaminas para a perda de cabelo têm vantagens que não devemos ignorar os primeiros sinais de perda de cabelo:

  • Elas promovem o crescimento do cabelo e proporcionam saúde e brilho, de modo que a aparência do couro cabeludo é muito beneficiada.
  • Elas previnem o aparecimento de cabelos grisalhos, cuja origem também pode estar localizada em um déficit de vitaminas ou nutrientes.
  • Elas reduzem os problemas no couro cabeludo com condições como seborreia ou eczema.
  • Elas fortalecem cabelos fracos ou quebradiços.

As melhores vitaminas capilares

As vitaminas que geralmente são recomendadas ao tentar parar ou mitigar a perda de cabelo pertencem principalmente ao grupo B, uma vez que são essenciais para cuidar da saúde não apenas do cabelo, mas também de aspectos tão importantes como a pele e as unhas. 

Elas são as vitaminas que promovem a regeneração celular, e é por isso que são um componente essencial para cuidar adequadamente do nosso couro cabeludo.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Esta vitamina é uma das mais importantes no processo de regeneração celular. Promove o crescimento de cabelos e unhas, bem como a regeneração da pele em caso de feridas. 

Os efeitos físicos da falta desta vitamina são bastante tangíveis, a saber: falta de brilho no cabelo, qualidade frágil, falta de luminosidade na pele e unhas escamosas.

Vitamina B5 (ácido Pantotênico)

Outra das vitaminas do complexo B mais importantes para prevenir e tratar a perda de cabelo, uma vez que causa vários efeitos muito positivos no couro cabeludo: retarda a aparência dos cabelos grisalhos, elimina a seborreia e aumenta a velocidade de crescimento do cabelo. 

Indispensável se quisermos recuperar nossa saúde capilar e fácil de encontrar em vários elementos, como gema de ovo, levedura ou brócolis.

Vitamina B7 (biotina)

Conhecida como a vitamina da beleza, a biotina capilar é essencial. Tem uma série de componentes que favorecem a criação de queratina, um componente essencial não apenas para a saúde correta do cabelo, mas também para o seu brilho e qualidade. 

É uma das vitaminas mais importantes e recomendadas para tratar a perda de cabelo, pois é responsável por restaurar os folículos pilosos e estimular seu crescimento.

Vitamina A

A vitamina A é uma vitamina capilar especialmente recomendada para os casos em que a queda começou a aumentar, uma vez que interrompe a queda. 

Estimula a produção de sebo, o que também ajuda a melhorar a textura do cabelo e evitar que ele se quebre, por isso também melhora a qualidade do cabelo.

Gostou de saber mais sobre as vitaminas capilares? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!