Acelerar o metabolismo: 6 hábitos que podem te ajudar!

O metabolismo é o que controla todo o nosso corpo. De fato, é ele quem dita se mais ou menos calorias são queimadas. Por isso, é fundamental acelerar o metabolismo se você deseja emagrecer.

Para ajudar você a entender como acelerar o metabolismo, eu preparei o artigo de hoje com alguns hábitos que podem te ajudar. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o metabolismo?

O termo metabolismo vem do grego “metabolismos”, que significa mudança ou transformação. Metabolismo é o conjunto de reações que ocorrem nas células do nosso corpo. Envolve:

  • O catabolismo, um processo destrutivo que produz energia a partir de nutrientes absorvidos degradando as moléculas complexas e relativamente grandes em pequenas, moléculas mais simples (esforço feito para a utilização e armazenagem);
  • O anabolismo, um processo de construção, o qual sintetiza os elementos que nossas células necessitam para funcionar (por exemplo desarmazenamento das reservas).

O termo é frequentemente usado para falar sobre o gasto de energia de uma pessoa.

O metabolismo é influenciado por 3 fatores:

  • Metabolismo basal 
  • Atividade física 
  • Alimentação

Dessa forma, podemos acelerar o metabolismo atuando nesses três parâmetros e principalmente nos dois últimos.

Como funciona o metabolismo?

Ao nos referirmos a um metabolismo lento ou rápido, estamos falando da velocidade com que o corpo realiza o processo de criação de reservas de energia e no consumo delas. 

Isso não é importante apenas em termos de nossa tendência a ganhar ou perder peso, mas também afeta o desenvolvimento de distúrbios metabólicos, como hipertireoidismo, hipertensão, diabetes, entre outros.

Claro, fatores como idade, sexo, composição corporal, estado fisiológico e peso influenciam seu funcionamento; que também podem ser afetados ou beneficiados por seus hábitos diários.

Aposte em alimentos certos para acelerar o metabolismo

  • Óleo de coco 

Este óleo estimula o metabolismo, que começa a queimar três vezes mais calorias por seis horas após a última refeição contendo essa substância. Além disso, o óleo de coco tem outros benefícios específicos para a saúde, sendo um deles, a melhora da tireoide.

  • Peixe oleoso 

O peixe oleoso também ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, parece que seu corpo não armazena a gordura desses peixes, o que é fundamental quando se deseja emagrecer. Dessa forma, acrescente peixes com o salmão ou o atum em suas próximas refeições.

  • Sementes

As sementes de gergelim, linhaça e girassol agem como um bom substituto para o chocolate ou para as bolachas, são lanches perfeitos. Além disso, alguns estudos sugerem que as sementes de abóbora levam a um melhor sono e a um melhor metabolismo.

  • Chá e café

Se você os tomar sem açúcar ou leite, nem o chá, nem o café fornecerão calorias. Mas isso não é tudo: a cafeína que essas bebidas contêm acelera o metabolismo.

6 hábitos para acelerar o metabolismo

Mova-se mais

Para estimular naturalmente seu metabolismo, não há nada como praticar regularmente uma atividade esportiva de intensidade sustentada. E por um bom motivo, o esporte e, mais especificamente, exercícios de treinamento de força, aumentam a quantidade de músculo. 

Quanto mais massa muscular você tiver, mais rápido aumentará a taxa de metabolismo, porque os músculos se tornarão mais consumidores de energia. O corpo queimará calorias não apenas durante o exercício, mas também em repouso.

Consuma proteína

No lado do cardápio, devemos nos concentrar em alimentos ricos em proteínas, como aves, ovos, peixes e laticínios. Além do fato de que as proteínas ajudam a construir e manter fibras musculares, elas exigem muita energia para serem digeridas e assimiladas, muito mais do que lipídios.

Não pule as refeições

Para acelerar nossa “máquina de queimar”, também devemos ter cuidado para comer em horários fixos e não pular as refeições. 

Quando você quebra seu ciclo dietético habitual, o metabolismo diminui. Se o corpo receber menos alimentos, ele começará a economizar energia, gastar menos calorias e armazenar mais gordura.

Beba água suficiente

Também é aconselhável beber água suficiente (cerca de 2 litros por dia), principalmente entre as refeições. 

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, beber 500 ml de água (dois copos grandes) ajuda a aumentar temporariamente a taxa metabólica em cerca de 30%. Além disso, a água promove a sensação de saciedade e pode acalmar um desejo.

Evite o açúcar

Se você quiser dar um bom impulso ao seu metabolismo, é importante controlar seus desejos por alimentos doces. 

Consumidos em excesso, os açúcares simples produzem insulina, um hormônio que promove o armazenamento de gordura e, portanto, o ganho de peso. Prefira carboidratos complexos que, durante a digestão, exigem quase tanto esforço quanto proteína.

Durma bem

O sono é um dos pilares da boa saúde. Pessoas que dormem apenas 4 horas por dia durante 5 dias veem seu metabolismo diminuir em 2,6%.

Não parece tão sério, você pode me dizer. No entanto, outros estudos revelam uma ligação entre falta de sono e excesso de peso:

  • A falta de sono está associada a um risco 55% maior de obesidade em adultos e 89% em crianças 
  • A falta de sono leva a flutuações hormonais na leptina e na grelina, que interrompem o apetite 

Além disso, o estresse pode ter muitos efeitos nocivos no armazenamento de gordura e na fome. O estresse aumenta a produção de cortisol, um hormônio antiestresse. Este hormônio causa armazenamento de gordura no abdômen e aumenta o desejo de comer.

Em suma, certifique-se de dormir bem e dormir o suficiente. 

Gostou de saber mais sobre como você pode acelerar o metabolismo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!