Vitamina B12: em quais alimentos podemos encontrar?

Com o surgimento das dietas veganas e vegetarianas, a vitamina B12 começou a ocupar o centro do palco, pois é um nutriente escasso em alimentos à base de plantas. 

Portanto, em dietas baixas em carne, ou diretamente sem ela, recomenda-se tomar um suplemento dessa vitamina. 

Para ajudar você a entender mais sobre a vitamina B12, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a vitamina B12?

vitamina B12 é uma das 13 vitaminas essenciais para o crescimento e bom funcionamento do corpo humano. Especificamente, está dentro do grupo da vitamina B. 

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, mantém a saúde dos neurônios, função cerebral e nervosa, também é conhecida como “vitamina energética” porque reduz o cansaço e a fadiga.

Como eu disse, a vitamina B12, descoberta em 1920, ganhou fama como resultado do aumento de dietas veganas e vegetarianas, onde o suprimento dessa vitamina, que é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, é muito baixo. Mas… por que é tão importante?

A falta de vitamina B12 pode não apenas levar a um tipo específico de anemia, fraqueza, cansaço ou depressão, mas também causar problemas neurológicos, ao mesmo tempo em que causa problemas com outra vitamina: ácido fólico ou vitamina B9.

No entanto, embora seja encontrada principalmente em alimentos de origem animal, sua origem não é animal, mas bacteriana. Muitos mamíferos são capazes de aproveitar a vitamina B12 de suas bactérias intestinais, mas a maioria dos humanos não pode fazê-lo.

Além disso, a deficiência de vitamina B12 não ocorre apenas na população vegana ou vegetariana. 

Pessoas com patologias intestinais, como a doença de Cronh, com problemas de absorção, também podem sofrer com isso. Nos Estados Unidos, por exemplo, 15% da população sofre de deficiência de vitamina B12.

A quantidade recomendada de vitamina B12 varia de acordo com os anos. Em um adulto, seriam cerca de 2,4 microgramas por dia. Durante a gravidez ou amamentação, entre 2,6 e 2,8 microgramas.

Onde encontrar vitamina B12?

Alimentos de origem animal

Fígado 

E, em geral, as diferentes vísceras dos animais. O fígado de carne contém 80 microgramas de vitamina B12 por 100 gramas de produto. 

Fígado de porco, 39 microgramas por 100 gramas. E os rins de cordeiro, por exemplo, fornecem 55 microgramas de vitamina B12 por 100 gramas.

Frutos do mar e peixes

Eles são uma ótima fonte de vitamina B12 e também fornecem gorduras de boa qualidade.

As amêijoas fornecem mais vitamina B12, com 98 microgramas por 100 gramas. 

A cavala fornece 19 microgramas, sardinha 8,9 microgramas e arenque 8,5.

Ovos

Se você gosta de comer ovos cozidos, escalfados ou mexidos, seu corpo desfrutará da absorção das diferentes vitaminas e minerais alojados dentro da gema. 

Os ovos fornecem ao corpo riboflavina, ácido fólico, vitamina D, proteínas e vitamina B12, que são essenciais em um corpo saudável.

Salmão

Como muitas variedades de peixes, o salmão é rico em gorduras ômega-3, selênio, vitamina D e vitamina B12. 

Se você está preocupado com a forma de obter vitamina B12 suficiente, o salmão é uma adição saudável à sua dieta. Uma porção de 100 gramas contém mais de 300% da quantidade de vitamina B12 que a pessoa média deve consumir por dia.

Alimentos de origem vegetal

A Universidade de Oregon garante que um estudo recente revela que alguns vegetais, como feijão, algas e cogumelos comestíveis, contêm quantidades substanciais de vitamina B12 bioativa. No entanto, eles não contêm as quantidades suficientes para recorrer apenas a eles.

Cereais

Hoje os próprios cereais são fortificados com vitaminas do complexo B em geral desde 1940. A maioria pode conter cerca de 15% das necessidades diárias de vitamina B12.

Levedura nutricional

É semelhante à levedura de cerveja, mas sem laticínios, sem glúten e rica em vitamina B12. Para cada 5 gramas de fermento, seria possível obter quase toda a vitamina B12 necessária para um dia.

Bebidas vegetais

Elas são consumidas principalmente para substituir o leite e existem muitos tipos: aveia, soja, coco, amêndoas, arroz… 

A maioria geralmente é suplementada com vitamina B12 de maneira semelhante aos cereais, então eles fornecem uma quantidade desse nutriente semelhante.

Para dietas veganas no final, a mais recomendada é a suplementação. Desta forma, e, se possível, sob a supervisão de um especialista, um bom nível de vitamina B12 é assegurado.

Benefícios da vitamina B12

Para finalizar esse artigo, aqui estão alguns dos benefícios de ter um bom nível de vitamina B12 no corpo:

  • A vitamina B12 ajuda a tratar problemas nervosos e manter as células do nosso corpo saudáveis. Seus benefícios estão ligados ao seu papel no desempenho de vários processos corporais.
  • A vitamina B12 converte carboidratos em glicose e é isso que ajuda a produzir energia e tem impacto na redução da fadiga no corpo.
  • Também ajuda a regular o sistema nervoso para reduzir a depressão e o estresse.
  • Mantém o sistema digestivo em ótimas condições. A vitamina B12 ajuda a proteger contra problemas cardiovasculares e doenças, melhorando os níveis de colesterol no corpo, é benéfica contra os perigos do derrame e da pressão alta.
  • A vitamina B12 melhora a saúde da nossa pele, melhorando a aparência de unhas e cabelos quebradiços. Ajuda na reprodução celular, melhorando a aparência da pele, mantendo-a constantemente renovada.
  • A vitamina B12 pode ajudar a proteger contra vários tipos de câncer.

Gostou de saber mais sobre a vitamina B12? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!