Alimentação saudável: 12 passos para se alimentar certo e perder gordura

Muitas perguntas que recebo no meu site são sobre como você pode começar da melhor maneira quando você escolhe comer de forma saudável. 

Isso pode ser muito difícil de esclarecer e há tanta informação disponível que posso imaginar como as pessoas ficam confusas sobre a alimentação saudável

Por isso, achei que seria bom elaborar uma lista de etapas que você pode seguir se quiser começar a se alimentar de maneira saudável! Portanto, confira em nosso artigo de hoje os 12 passos para uma alimentação saudável.

Alimentação saudável: 12 passos para se alimentar certo e perder gordura.

1.    Pequenos passos

Não comece a correr se você ainda não puder andar. Uma expressão inglesa, acredito, mas muito verdadeira. Neste sentido, nem todo mundo pode mudar imediatamente o curso da sua alimentação em 180 graus. 

Assim sendo, comece omitindo uma coisa doentia, por exemplo, açúcar e expanda-a gradualmente este novo habito de alimentação saudável

O próximo passo pode ser acabar com os carboidratos refinados, e depois, atacar o óleo vegetal barato. Dessa forma, você trabalha para um ponto em que você só precisa se acostumar com uma coisa, e não imediatamente com 16 novas coisas.   

2.    Ajuste 1 coisa

Ajuste 1 coisa todos os dias em favor da sua alimentação saudável. Se você gostaria de sobremesa todos os dias após o jantar, substitua as sobremesas ricas em açúcar por frutas vermelhas. Ou certifique-se de que pelo menos 1 refeição por dia seja 100% saudável. 

3.    Compare ou não?

Tendemos a ver nosso progresso de maneira muito breve e rápida. Isso pode nos levar a comparar a refeição da manhã com a refeição da noite e chegar à conclusão de que estragamos completamente bem. Entretanto, isso não é útil para a alimentação saudável.

Assim sendo, compare este mês com o anterior, este ano com o ano anterior, este aniversário com o anterior e assim por diante. Veja o quadro geral e dê um nome às diferenças.

4.    Trabalhe duro até que seja um hábito

É um trabalho duro até que seja um hábito. Assim sendo, no começo, você terá que focar sua atenção em aprender novos hábitos e novos truques. Talvez seja uma questão simples se você melhorar as técnicas de corte ou criar um menu semanal.

Não se concentre em mudanças físicas. Não comece imediatamente com a intenção de perder peso ou se livrar dessa dor de cabeça. Portanto, primeiro, ensine a si mesmo um novo hábito e facilite-o antes de abordar coisas importantes como saúde.

5.    Um e um são dois

Mas não se esqueça que se você decidir evitar o açúcar a partir de agora e for fazer compras de acordo com um cardápio semanal, você já estará preocupado com sua alimentação saudável

6.    Não é uma dieta

alimentação saudável é um modo de vida e não uma dieta. A dieta é apenas temporária. Portanto, se você mudar sua visão do que é saúde, então você tem a melhor chance de sustentá-la ‘para sempre’. 

7.    O sono é muito importante 

Por mais atraente que seja se concentrar apenas na comida, nunca devemos subestimar a importância do sono para a alimentação saudável

E, no entanto, muitas pessoas fazem isso. Mas, repetidas vezes, parece que a falta de um bom sono prejudica enormemente a nossa saúde. Isso está intimamente relacionado ao gerenciamento do estresse, também algo necessário para os seres humanos. 

Portanto, esteja mais atento ao ritmo do sono, observe criticamente os padrões que podem prejudicar o bom sono e trabalhe nisso. É muito difícil manter algo novo quando você não está descansado, portanto, invista no sono!

8.    Água é muito importante

Beba 1,5 litros por dia para ter uma alimentação saudável. Entretanto, aqueles que praticam esportes ou fazem um trabalho físico pesado e perdem mais líquidos através da transpiração devem beber ainda mais água. 

9.    Compras conscientes 

Lembre-se também do que você coloca no carrinho de compras. Assim sendo, leia os rótulos, evite produtos que você sabe que não são saudáveis.

Além disso, não se apresse, use o bom senso ao escolher, prepare um menu semanal com uma lista de compras e cumpra-o. Mas acima de tudo: Nunca, nunca, nunca faça compras com o estômago vazio! 

10. Colete receitas

Crie um estoque de receitas que você (e sua família) gosta. Se necessário, repita essas receitas por algumas semanas para se acostumar com a nova alimentação saudável

Ao não reinventar constantemente a roda quando se trata de planejar refeições, economiza muitas dores de cabeça e frustrações. Assim sendo, procure na internet, leia revistas e compre um bom livro de receitas e expanda seu repertório lentamente.

11. Opte por carboidratos saudáveis

Atualmente, os carboidratos são a principal fonte de energia de muitas pessoas. Entretanto, para uma alimentação saudável é preferível comê-los na forma de produtos integrais, como pão integral e legumes. 

Neste sentido, eles também se tornam uma fonte de fibras alimentares, vitaminas e minerais. Portanto, com isso você obtém uma alimentação saudável.

12. A famosa regra de 80 a 20%

Na construção de uma alimentação saudável não espere o perfeccionismo, que só abre mais espaço para o fracasso. Assim sendo, seja honesto e admita que, de tempos em tempos, você comerá algo prejudicial. 

Portanto, aplique a regra de 80 a 20% em que você come de maneira saudável na maior parte do tempo, mas também deixa espaço para guloseimas, dias ruins e passeios. Quanto mais você se acostumar, mais poderá brincar.

Por fim, vale destacar que a aplicação prática desses pontos e sua prioridade é diferente para cada pessoa. Compartilhe suas dicas e truques abaixo e ajude outros leitores que não sabem por onde começar!

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os principais passos para uma alimentação saudável, então, continue em nosso site e confira muito mais.