Melão: 6 benefícios para o nosso organismo

melão e melancia juntos, são um dos frutos de verão. É uma fruta doce e saborosa. A polpa é suculenta e muito cheirosa quando a fruta atinge a maturidade completa.

A cor da polpa pode variar de branco, amarelo e laranja, dependendo da variedade da fruta. A cavidade central do melão parece fibrosa e rica em sementes.

Para ajudar você a entender quais os benefícios do melão para o organismo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Características do melão

melão é o fruto de uma planta herbácea (Cucumis melo) com uma haste flexível, rastejante ou trepadora, da família das cucurbitáceas, igual à melancia. 

Tem uma forma redonda ou ovoide, uma pele lisa, com nervuras lisas ou reticuladas, polpa doce, suculenta e perfumada, de cor variável desde laranja, nas variedades de verão, até branco-amarelo, verde nas variedades de inverno e com muitas sementes na parte central.

O 60% da produção mundial é asiática continente de origem da planta. Na Europa, os maiores produtores são Espanha, Romênia, França e Itália. As variedades cultivadas são muito numerosas e diferem em forma, tamanho, cor da pele e polpa.

Propriedades de melão

melão contém uma alta porcentagem de água, igual a cerca de 95%. É uma fruta rica em vitaminas e minerais benéficos para a nossa saúde. Devido ao seu teor de água, o melão dá uma sensação de frescura e alívio do calor do verão. É considerado útil para purificar os rins e para azia.

Não contém gorduras saturadas e garante uma baixa ingestão calórica, igual a cerca de 60 calorias para uma porção média. Quanto aos sais minerais, no melão encontramos ferro, cálcio e fósforo. 

As vitaminas presentes no melão são vitamina C, vitamina A e vitamina B. O melão também contém um agente anticoagulante, que ajuda a prevenir a formação de nódulos no sangue, o que pode causar ataques cardíacos ou derrames.

Os melões pertencem à mesma família dos pepinos e abóboras amarelas, com a diferença de que são consumidos como frutos, no auge de sua maturação, devido à sua doçura. 

Uma variedade particular de melão amargo foi recentemente objeto de estudos científicos. O suco de melão amargo seria útil no tratamento de câncer pancreático.

Melão: propriedades nutricionais 

melão é uma fruta rica em antioxidantes, especialmente betacaroteno, sais minerais, em particular potássio e vitaminas. Entre estes, os mais abundantes são a vitamina C e o folato. Vamos dar uma olhada nas propriedades dos elementos presentes no melão.

  • Betacaroteno: é um pigmento amarelo-laranja que dá essa cor aos vegetais. O melão é rico nesta substância, que tem a propriedade de neutralizar a ação dos radicais livres, pois possui uma forte atividade antioxidante. Representa o precursor da vitamina A, na qual é convertida pelo organismo, essencial para o crescimento e diferenciação celular e indispensável para o correto funcionamento da visão; 
  • Potássio: este mineral lida com vários processos vitais: equilíbrio ácido-base, transmissão de impulsos nervosos e contração muscular. É capaz de reduzir a pressão sanguínea e também regular os batimentos cardíacos; 
  • Niacina: esta vitamina tem uma ação vasodilatadora, reduz o colesterol ruim e faz parte de duas coenzimas envolvidas no metabolismo. 
  • Vitamina C: o melão é rico em vitamina C, uma substância que possui uma forte atividade antioxidante, protegendo-o dos danos causados ​​pelos radicais livres e, portanto, do envelhecimento. Também estimula o sistema imunológico e protege contra gripes e resfriados. A deficiência de vitamina C leva a infecções recorrentes, fadiga, dores musculares e perda de apetite. 
  • Folato: eles representam os precursores do ácido fólico (ou vitamina B9), uma vitamina fundamental para inúmeras funções celulares. Regula o crescimento e a reprodução e participa da síntese de alguns aminoácidos e hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio nos tecidos. A função correta do cérebro também é essencial.

Benefícios do melão para o organismo

1) Prevenção de câncer

melão é rico em carotenoides, considerado útil para a prevenção do câncer e para reduzir o risco de câncer de pulmão.

2) Prevenção de ataque cardíaco e derrame

Graças à adenosina contida no melão, o sangue permanece mais fluido, reduzindo o risco de ataque cardíaco e derrame.

3) Benefícios para a digestão

O melão estimula os movimentos intestinais, que podem ser comprometidos por qualquer problema digestivo. Seu conteúdo mineral ajuda a eliminar a acidez excessiva do corpo, favorecendo a digestão.

4) Fonte de energia

É uma fonte natural de energia, não apenas pelo seu teor natural de açúcar, mas também pela ingestão de vitamina B, necessária para o corpo produzir energia a partir de carboidratos.

5) Benefícios para os rins

O melão, devido ao seu alto teor de água, possui um bom poder diurético. Pode ajudar a manter a saúde dos rins. Quando combinado com suco de limão, ele pode ajudar a combater a gota. É bom consumi-lo regularmente, de manhã, para uma maior ação benéfica.

6) Suporte de visão

A vitamina A também garante que o melão proteja os olhos e a visão: essa vitamina executa uma ação preventiva contra a degeneração macular, uma doença que afeta os olhos à medida que envelhecemos. 

melão é precioso para a vida toda, graças à presença de carotenoides, em particular a zeaxantina, que ajuda a manter a retina saudável e a proteger os olhos dos danos causados ​​pelos raios UV.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do melão para o organismo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!