Os nutricionistas são formais: para começar a perder peso, você deve parar de ingerir bebida alcoólica. Açúcares, gorduras e álcool estão, portanto, relacionados, ao ganho de peso.
É muito comum quando saímos com nossos amigos, acabarmos exagerando na quantidade de álcool ingerida. Se você deseja perder peso, é melhor manter uma restrição quanto o assunto for álcool. Caso contrário, você não notará os resultados desejados.
Além de conter diversas calorias vazias, ou seja, sem nutriente algum, uma bebida alcoólica pode aumentar o seu consumo de alimentos de diversas formas.
Para ajudar você a entender como a bebida alcoólica atrapalha o seu emagrecimento, eu preparei o artigo de hoje com algumas informações importantes. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Os efeitos do álcool no nosso corpo
Os efeitos do álcool no corpo humano vão muito além do estado de intoxicação. O fato é que o álcool contém etanol, uma pequena molécula solúvel em água que viaja rapidamente no plasma e nos fluidos extracelulares.
E se os primeiros efeitos são agradáveis, uma sensação de leveza e euforia, o mais tardar após 90 minutos, os açúcares no sangue são reduzidos e você entra em um estado de exaustão.
E quando você fica bêbado? Nesse estágio, o álcool chega ao cérebro, matando milhares de neurônios com danos irreversíveis.
Entre os vários danos decorrentes do excesso de álcool, por exemplo, também há o aumento da pressão arterial, diminuição da libido e sistema imunológico menos eficiente.
Porque a bebida alcoólica atrapalha seu emagrecimento?
Quando você bebe, o corpo perde alguns marcadores. Entre eles, saciedade. O consumo de álcool afeta o apetite. Em outras palavras, comemos mais quando bebemos.
Álcool abre o apetite. Sentimos isso especialmente durante um aperitivo: apesar das calorias da bebida, podemos comer grandes quantidades de batatas fritas de todos os tipos.
Da mesma forma, durante uma refeição, beber uma bebida alcoólica permite que o corpo coma muito mais do que comeríamos se apenas bebêssemos água.
O hipotálamo, a glândula cerebral que regula hormônios e regula o apetite, é virado de cabeça para baixo pela presença de álcool. É muito difícil parar de comer quando você começa a beber.
Se você estiver acima do peso, é melhor parar de beber completamente. Isso permitirá que seu corpo queime calorias com mais eficiência do que na presença de álcool. Por outro lado, o álcool desidrata o corpo e o corpo tende a reter a água para compensar.
Cada grama de álcool contém 7 calorias, quase o dobro do conteúdo presente nos carboidratos ou proteínas, e mesmo que não seja usado como fonte de combustível, é a causa de uma maior ingestão calórica.
Além disso, o álcool tem um efeito diurético no corpo humano, estimulando-o a uma maior perda de fluidos: essa perda de fluido afeta negativamente a função celular através da promoção do catabolismo nas células musculares (lembramos que mais de 70% do tecido muscular é água).
Esse processo não fará nada além de diminuir seu metabolismo e, consequentemente, fazer você ganhar peso.
O que acontece depois de um mês sem álcool?
Agora, vejamos o impacto positivo de um mês sem ingerir uma bebida alcoólica. Existem numerosos estudos científicos que mostram os efeitos positivos de uma desintoxicação do álcool por 30 dias.
Diversas pessoas experimentam o estado de bem-estar e lucidez que advém do não consumo de álcool. Mesmo após 72 horas sem álcool, o estado psicofísico melhora, bem como diminui os desejos de açúcar.
Depois de 7/10 dias sem fazer a ingestão de álcool, o tecido da pele começa a se reidratar (álcool desidrata) e após um mês de desintoxicação seu rosto ficará claro e rejuvenescido, bem como o seu fígado ficará mais rápido no processo de limpeza de toxinas.
Além disso, você verá a gordura abdominal típica de muito álcool reduzir, e você notará que estará dormindo mais e melhor. Concentração, humor e atenção são outros parâmetros que são melhorados pela abstenção de álcool.
Muitos estão convencidos de que dois copos de vinho à noite podem fazer você dormir melhor, mas isso é verdade apenas para a primeira fase (quando você dorme), enquanto a parte restante da noite pode resultar em episódios de insônia e despertar.
Assim sendo, além dos benefícios que a exclusão do álcool na sua dieta pode trazer para sua perda de peso, essa desintoxicação ajudará muito a melhorar a saúde de seus órgãos vitais.
Gostou de saber mais sobre como a bebida alcoólica atrapalha o seu emagrecimento? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!