Benefícios do emagrecimento: 9 que você precisa conhecer!

A perda de peso é frequentemente associada à melhoria da imagem corporal. No entanto, os benefícios do emagrecimento vão muito além do que algo estético. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios do emagrecimento, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

9 benefícios do emagrecimento que você precisa conhecer!

No Brasil, aproximadamente 1 em cada 2 pessoas acima de 18 anos está acima do peso recomendado. Especificamente, 36% da população idosa está acima do peso e 17%, obesidade. 

Além de afetar a imagem corporal, os dois distúrbios têm consequências negativas à saúde, pois aumentam o risco de doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, problemas osteomusculares e alguns tipos de câncer. 

A boa notícia é que a perda de apenas 5% do peso corporal pode melhorar drasticamente a saúde das pessoas com sobrepeso ou obesidade. Aqui estão alguns dos benefícios de saúde da perda de peso:

Reduz o risco de doença cardiovascular

Perder peso pode diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue e aumentar o colesterol HDL (conhecido como “bom colesterol”). Todos esses efeitos ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, como um ataque cardíaco ou derrame. 

Previne ou melhora o diabetes mellitus tipo 2 

Foi demonstrado que a perda de peso ajuda a prevenir e retardar o aparecimento do diabetes tipo 2. Além disso, melhora os níveis de glicose no sangue de pacientes diabéticos, o que pode reduzir a quantidade de medicamentos necessários para o tratamento de diabetes.

Reduz a inflamação                                                                                             

As células do tecido adiposo podem liberar substâncias inflamatórias que contribuem para problemas de saúde, como artrite ou certas doenças cardíacas. Ao perder peso, a quantidade dessas substâncias é reduzida e, portanto, o risco de desenvolver essas doenças.

Reduz a pressão e a dor nas articulações

Em pessoas com sobrepeso ou obesidade, reduzir um quilo do peso corporal significa perder 4 quilos de pressão nos joelhos. Portanto, a perda de peso melhora a dor nas articulações, além de reduzir os níveis de substâncias inflamatórias que podem levar ao desenvolvimento de artrite.

Reduz o risco de câncer

Também é importante combater o excesso de peso, porque a obesidade é a segunda causa mais evitável de desenvolvimento do câncer, após o uso do tabaco. 

Nesse sentido, um estudo mostrou que a perda de pelo menos 5% do peso corporal em mulheres mais velhas reduziu o risco de desenvolver câncer de mama em 12%.

Aumenta a duração e a qualidade do sono

Observou-se que as pessoas obesas que perderam um mínimo de 5% do seu peso corporal, após 6 meses, dormem melhor e por mais tempo.

Melhora o humor

Da mesma forma, 6 meses após uma redução de 5% no peso corporal, foram observados benefícios do emagrecimento na melhora do humor. Isso pode ser devido a uma alteração na imagem corporal, juntamente com o aumento da duração e qualidade do sono.

Melhora a função de diferentes órgãos

A perda de peso reduz as chances de sofrer de diabetes, além de diminuir os marcadores inflamatórios que podem afetar negativamente músculos, coração, nervos e células em todo o corpo, como aponta a pesquisa publicada apenas dois anos atrás.

Favorece a saúde da pele 

O emagrecimento ajuda a ter uma pele mais hidratada e lisa, além de menos acne devido a alterações metabólicas e menor incidência de psoríase.

Mas, como perder peso?

A perda de peso, para ser eficaz, deve basear-se em uma mudança permanente nos hábitos diários, incluindo dieta e exercício físico. 

Portanto, é importante seguir uma dieta saudável e fácil de manter a longo prazo, como a dieta mediterrânea, que ajuda a perder peso de forma gradual e constante. 

Essa dieta inclui uma alta ingestão de produtos vegetais, um consumo moderado de carne, peixe e laticínios e poucas gorduras saturadas. Por outro lado, para ajudar na perda de peso, também é recomendável realizar entre 60 e 90 minutos por dia de exercício físico de intensidade moderada.

Por fim, quando há dificuldades em perder peso, mesmo ao alterar a dieta e o exercício, você pode optar por tomar medicamentos que ajudam a perder mais peso, seguindo uma dieta com poucas calorias e gordura. 

Por exemplo, o medicamento orlistat reduz a absorção de gorduras no intestino e é indicado para perda de peso em adultos com sobrepeso ou obesidade, ou seja, com um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 28 kg / m2. 

No entanto, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde para avaliar a opção mais apropriada para cada paciente.

Quanto peso a perder para obter benefícios do emagrecimento?

Certamente você estará pensando que, para obter benefícios do emagrecimento, deve perder uma quantidade considerável de quilos e isso envolverá um grande esforço de sua parte. 

No entanto, está provado que, ao perder apenas 5% do peso inicial, já são observadas melhorias no nível metabólico que, obviamente, se traduzem em benefícios para o corpo, tanto por dentro quanto por fora.

Para conseguir uma verdadeira mudança cheia de benefícios, o mais recomendado é perder 10% do peso inicial, algo que não é muito e que pode ser alcançado pouco a pouco com o tempo, obtendo com a queda regular de quilos muitas vantagens na operação interna e no aspecto físico do corpo também.

Uma perda repentina e muito acentuada de peso, como 20% do peso inicial em seis meses, certamente não é benéfica para o nosso corpo e pode causar alterações metabólicas que se perpetuam ao longo do tempo a efeitos desagradáveis, como estrias ou flacidez.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do emagrecimento? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!