A camomila é uma planta que tem sido amplamente utilizada no campo medicinal há séculos. Suas propriedades são comprovadas no campo científico. Na verdade, essa planta tem sido usada como base para tratamentos cosméticos, por exemplo, em uma ampla variedade de xampus.
As folhas secas desta planta permitem que você desfrute de um delicioso chá ou infusão que proporciona benefícios ao sistema digestivo e neurológico, entre outros.
Para ajudar você a entender mais sobre a camomila, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é camomila e para que serve?
É difícil não ter ouvido falar de camomila, já que é amplamente conhecida na medicina natural. É uma planta que se originou na Europa Ocidental, atingindo 60 centímetros de altura. Tem flores semelhantes à margarida. Geralmente é usada especialmente para aliviar problemas digestivos.
Relaxa áreas inchadas e doloridas
Sua propriedade vasodilatadora faz com que os músculos relaxem (aqueles que controlam o tônus muscular dos vasos sanguíneos).
Portanto, é um grande aliado para tratar todos os tipos de dores e inflamações no corpo, como espasmos, febre, reduz a inflamação da barriga associada à síndrome pré-menstrual, entre outras.
É digestivo
A infusão favorece o sistema digestivo, reduzindo a sensação de peso após as refeições. Por sua vez, acalma cólicas intestinais, esvazia os tecidos gastrointestinais, reduz a flatulência, alivia problemas de estômago, etc.
Alivia o estresse
Suas propriedades relaxantes e calmantes têm um grande efeito no sistema nervoso central, proporcionando um efeito sedativo em situações de ansiedade, medo ou estresse.
Seu aroma rico e suave permite que os pacientes se acalmem quase que imediatamente. Alivia a dor de cabeça.
Ajuda na perda de peso
A camomila em si não ajuda na perda de peso, no entanto, tem uma baixa ingestão calórica e estimula o sistema digestivo, também combate a constipação. Além disso, é um diurético, reduzindo assim o excesso de líquido no corpo.
Recomenda-se consumir em infusões pela manhã, de preferência em jejum. Também pode ser incluído antes das refeições. Não exceda 3 xícaras por dia. Desta forma, pode ser usado como um complemento para uma dieta equilibrada para perda de peso.
Alivia a irritação ocular
Seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano permite que pacientes com conjuntivite sintam alívio após a aplicação de água de camomila nos olhos.
Reduz a vermelhidão e a coceira nos olhos. A infusão deve ser aplicada a uma temperatura quente a morna.
Como se utiliza a camomila?
Camomila é comumente usada em infusões, no entanto, não é a única maneira de aproveitar as propriedades desta planta.
- Em cápsulas ou comprimidos. Cápsulas podem ser obtidas para favorecer o sistema digestivo.
- Produtos cosméticos. Os óleos de camomila permitem que eles sejam usados em xampu, para resolver problemas no couro cabeludo ou restaurar a beleza do cabelo. Também pode ser usado na pele graças às apresentações em colônia, sabonetes, cremes, pomadas. O gel de camomila promove uma higiene íntima.
- Infusões. Folhas secas podem ser obtidas em ervas ou farmácias para fazer chá ou infusão, a erva também pode ser usada naturalmente para fazer infusões caseiras.
Gostou de saber mais sobre a camomila? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!