Chá de hibisco: 8 razões para tomar em casa

Amplamente consumido na Ásia, o chá de hibisco oferece vários benefícios para a saúde quando consumido diariamente. 

Muita pesquisa foi feita sobre os diferentes benefícios do chá no corpo, algumas mostram que o extrato de hibisco ajudaria a acelerar o processo de cicatrização, perda de peso e permitiria cabelos bonitos. 

Para ajudar você a entender mais sobre o chá de hibisco, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

8 razões para tomar o chá de hibisco em casa

1- Diminui a pressão arterial

Vários estudos sugerem que a infusão de hibisco reduz a pressão arterial de forma muito eficaz, mesmo em pessoas com problemas de saúde que aumentam o risco de hipertensão arterial.

Um estudo realizado em 2013 descobriu que a infusão de hibisco é usada em uma dúzia de países como tratamento natural para pressão alta, sem evidências de efeitos colaterais prejudiciais – exceto durante o consumo excessivo. 

Outros estudos chegaram à mesma conclusão e confirmaram a ideia de que o hibisco pode baixar a pressão arterial em pessoas com risco de hipertensão ou com hipertensão leve.

Um fato importante é que esses resultados são confirmados em pessoas com diabetes. 

De fato, um estudo descobriu que, após apenas 4 semanas, os participantes diabéticos tinham pressão arterial mais baixa consumindo infusão de hibisco diariamente. A ingestão diária recomendada foi de 3 copos.

2- Mantém um bom colesterol e triglicérides

O hibisco pode ajudar indivíduos com dislipidemia a equilibrar melhor seus níveis de colesterol e triglicérides. 

Além disso, estes são dois fatores de risco para a síndrome metabólica, um conjunto de sintomas que podem ter efeitos particularmente prejudiciais à saúde dos indivíduos. 

Um estudo mostrou que o extrato de hibisco foi um excelente remédio natural para reduzir o colesterol e os triglicérides em pessoas com síndrome metabólica.

Assim como na pressão arterial, os efeitos do hibisco nos lipídios sanguíneos também afetam indivíduos diabéticos. 

De fato, um estudo de 2009 encontrou um aumento no colesterol HDL bom e uma diminuição no colesterol LDL ruim e triglicérides quando pacientes com diabetes bebiam infusão de hibisco duas vezes ao dia.

3- Previne o estresse oxidativo

A infusão de hibisco está cheia de antioxidantes que lutam contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Isso se deve às antocianinas encontradas na planta, aos pigmentos naturais que dão à flor sua cor vermelha.

Um estudo descobriu que o consumo de infusão de hibisco aumentou o fluxo de antioxidantes para o sangue e reduziu a quantidade de compostos que contribuíram para o estresse oxidativo. 

Como os participantes tinham altas quantidades de ácido hipúrico, os pesquisadores concluíram que os polifenóis de hibisco foram transformados pela microbiota intestinal.

4- Previne certos cânceres

O hibisco é cada vez mais estudado em relação aos seus efeitos no câncer. Um estudo laboratorial descobriu que o extrato de hibisco poderia matar células leucêmicas. Os mecanismos por trás desse efeito ainda não são conhecidos, mas os resultados são promissores.

Resultados semelhantes foram encontrados em relação ao câncer de estômago. 

5- Reduz a obesidade e os riscos associados a ela

Os antioxidantes do hibisco protegem as células, mas outros compostos de hibisco também podem incentivar a perda de peso e minimizar problemas de saúde relacionados ao sobrepeso e obesidade. 

Existem vários estudos que encontraram uma ligação entre a infusão de hibisco e o metabolismo mais rápido. O extrato de hibisco pode até diminuir a absorção de amido e sacarose após uma refeição.

Beber infusão de hibisco pelo menos uma vez por dia pode ajudar a combater a resistência à insulina, um sinal comum de pré-diabetes. De fato, esta infusão pode ajudar a manter bons níveis de açúcar no sangue em indivíduos diabéticos.

Outra doença relacionada à obesidade é a doença hepática gordurosa não alcoólica, uma sobrecarga de gordura hepática não relacionada ao consumo de álcool. 

Estudos sugeriram que a infusão de hibisco é boa para a saúde do fígado, impedindo o acúmulo de gordura nele, o que pode levar a cirrose, câncer de fígado e insuficiência hepatocelular.

6- é um antidepressivo natural

A infusão de hibisco é um dos remédios naturais para a depressão, combatendo certos sinais de depressão, como fadiga, desespero, falta de motivação, etc. 

Este é um novo campo de pesquisa, mas estudos mostraram que alguns bioflavonóides encontrados na flor do hibisco podem permitir que ela combata a depressão.

7- É um remédio para infecção estafilocócica

Extratos de hibiscus rosa sinensis, uma das plantas às vezes usadas para infusão de hibisco, têm capacidades antibacterianas, especialmente contra staphylococcus aureus.

8- Previne pedras nos rins

Como a infusão de hibisco é um diurético, ela é estudada em relação aos sistemas renal e urinário. Um estudo descobriu que essa infusão reduziria o aparecimento de compostos envolvidos na formação de cálculos renais.

Efeitos colaterais e contraindicações do chá de hibisco

chá de hibisco é prejudicial ao fígado se tomado em quantidades muito grandes. No entanto, a toxicidade do hibisco é baixa e são necessárias várias doses para causar problemas. Geralmente é recomendado consumir entre 3 e 8 xícaras de 225 ml por dia.

O maior problema é o efeito da infusão de hibisco em mulheres grávidas. Na verdade, a infusão de hibisco pode fazer com que a menstruação apareça. 

Esse efeito pode ser potencialmente benéfico para mulheres com períodos irregulares, mas pode causar partos prematuros quando essa bebida é consumida por mulheres grávidas. Em geral, também não é recomendado consumi-lo durante a amamentação.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do chá de hibisco? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!