O óleo de coco não é apenas uma moda passageira. Este produto triunfa tanto entre os amantes de alimentos naturais quanto entre aqueles que não ligam para isso. E, de fato, há muitos benefícios e propriedades deste óleo vegetal.
Sólido, líquido, cremoso, cru e cozido. Em todos os seus estados, o óleo de coco tem sido usado para fins não apenas estéticos, mas também no campo da saúde.
Para ajudar você a entender mais sobre o óleo de coco, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é o óleo de coco?
O óleo de coco extra virgem é obtido após pressionar a polpa de coco fria, sem qualquer processo físico ou químico. A coisa mais importante a fazer com ele é filtrá-lo para evitar que pedaços de polpa que não foram bem pressionados durante o processo se formem.
Principais usos do óleo de coco na cozinha
- Como substituto do açúcar para preparar sobremesas ou smoothies.
- Como substituto da manteiga de torrada.
- Para assados, salteados, wok e churrascos.
No entanto, não devemos perder de vista suas calorias e que, sendo uma gordura saturada, elas são mais resistentes à oxidação e polimerização do que o girassol e os azeites.
Mas quais os benefícios do óleo de coco?
De fato, temos o direito de nos perguntar sobre benefícios, lendo as supostas características anteriores que atualmente não são comprovadas ou completamente falsas. No entanto, o óleo de coco, no entanto, tem virtudes reais que justificam amplamente comprá-lo e consumi-lo.
Óleo de coco e SARS-CoV-2
Em 2020, os primeiros experimentos de pesquisa realizados nas Filipinas garantiram que os compostos virgens de óleo de coco diminuíssem a carga viral do coronavírus entre 60% e 90%, além de permitir que a resposta imune contra a COVID-19 fosse regulada para cima.
Antioxidante natural
Outra vantagem de incluir o óleo de coco virgem na dieta é que o estresse oxidativo é reduzido, como afirmado em um estudo realizado pela Universiti Putra Malaysia, uma vez que é rico em triglicerídeos de cadeia média e ácido láurico.
Além disso, ajuda na perda de peso e diminui a síndrome metabólica graças aos MCTs que possui, o que faz com que o gasto energético que uma pessoa tem diariamente aumente em até 5%, de acordo com um estudo de Madri.
Saúde cardiovascular
Está provado em estudos de curto prazo que o óleo de coco ajuda a aumentar os bons níveis de colesterol (HDL), o que afeta a saúde do coração.
Além disso, outro estudo realizado com 116 pacientes com doença coronariana mostrou que uma dieta rica em óleo de coco também ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim.
Doenças cerebrais
De acordo com vários estudos, o óleo de coco ajuda gradualmente pacientes com distúrbios cerebrais, como a doença de Alzheimer.
Além disso, permite melhorar as habilidades cognitivas, especialmente nas funções de linguagem e orientação após o consumo, graças aos seus ácidos graxos. O estudo foi realizado pela Universidade Católica de Valência.
Às vezes, é difícil diferenciar na velhice entre Alzheimer, que vem com mudanças de humor, e depressão, que pode incluir esquecimento.
Problemas de caspa e hidratação
Entre seus benefícios está o fato de ajudar a reduzir a caspa, isso graças às suas propriedades fungicidas; sem contar que, após o uso, o cabelo fica mais hidratado.
Além disso, ajuda o cabelo a crescer saudável, brilhar, reduzir a perda de proteína e a proteção. Portanto, o óleo de coco está na lista de ingredientes em certos produtos capilares, como xampu, condicionadores ou tratamentos capilares.
Cuidados com a pele
Em relação à hidratação, isso não é apenas para cabelos, mas também ajuda a pele em geral, incluindo áreas onde há descamação.
Esse problema geralmente ocorre, por exemplo, em cotovelos e joelhos, partes que esquecemos precisam de hidratação contínua e que podemos melhorar se usarmos óleo de coco.
Conclusão
Nos últimos anos, houve um verdadeiro hype em torno do óleo de coco, que poderia curar praticamente tudo e qualquer coisa e seria bom fora e dentro do corpo.
Se formos além do marketing e recorrermos a estudos científicos robustos, poderemos ver que o quadro é muito mais sutil. Em resumo, o óleo de coco, como muitos óleos vegetais, é bom, mas em pequenas doses e não deve ser usado todos os dias, seja no corpo ou na cozinha.
Gostou de saber mais sobre o óleo de coco? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!