Tecnologias na copa do Qatar 2022 

Enquanto o Qatar se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol pela primeira vez na história do Mundo Árabe e do Oriente Médio, de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, os especialistas confirmam que o evento será distinguido pelo uso de tecnologias modernas e avançadas. De fato, há muitas tecnologias na copa do Qatar 2022 que surpreendem. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as principais tecnologias na copa do Qatar 2022, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe agora mesmo!

Quais as principais tecnologias na copa do Qatar 2022?

Inteligência Artificial

Steve Pearce comenta em um artigo publicado pela revista Forbes que esta versão da Copa do Mundo contará com a tecnologia de Inteligência Artificial para apoiar os árbitros na gestão dos jogos. 

A FIFA pretende usar a “tecnologia de impedimento” para rastrear qualquer parte do corpo dos jogadores que possam estar em posição ilegal.

Estradas inteligentes em Doha

Al Jazeera também informou que a empresa Traffic Technology ganhou recentemente um contrato para fornecer seu programa de “Cidades Inteligentes” e, assim, gerenciar a rede rodoviária no Qatar. 

Este programa, cria uma cópia digital (representação virtual) da rede rodoviária utilizada no país, que pode ser usada para aplicações como sistemas de controle de tráfego, levando a gerenciar esse movimento de forma mais eficiente do que antes, especialmente durante os jogos da Copa do Mundo. 

Dá especial prioridade aos ônibus, uma vez que muitos destes transportarão as equipes participantes dos seus locais de estadia para os estádios, bem como o seu regresso. Além disso, transportarão os fãs de e para estes estádios.

Tecnologia de refrigeração

Os estádios do Qatar estarão equipados com sistemas de resfriamento para assim, garantir uma temperatura ideal para jogadores e espectadores, já que o ar exterior é refrigerado através de ventiladores de ar condicionado que funcionam com energia solar e o ar frio entra no estádio através de aberturas nas arquibancadas.

Dispositivos portáteis para assistência médica

Uma série de dispositivos eletrônicos portáteis estão atualmente sendo desenvolvidos para ajudar em emergência médica que possa acontecer a qualquer fã que esteja na Copa do Mundo no Qatar. 

Além disso, o trabalho continua a ser impresso para imprimir sensores de baixa energia diretamente no tecido para medir a frequência cardíaca, respiração e hidratação em camisetas correspondentes que serão distribuídas durante a competição.

Aplicações inteligentes de entrega de alimentos

Os fãs poderão pedir comida aos seus lugares nos estádios usando o aplicativo para smartphones Asapp.

Através deste último, os fãs podem fazer pedidos para que a encomenda seja entregue nos seus assentos ou recolhida através de filas expressas, o que significa poupar tempo e não perder detalhes dos jogos.

Salas de visualização sensorial

Foram estabelecidas salas de visualização sensorial nos estádios para fornecer espaços seguros e tranquilos para pessoas com autismo ou aqueles que têm outros problemas de saúde que os impedem de ver os jogos das arquibancadas. 

Estas salas têm uma tela interativa de jogos, iluminação controlada e jogos para ajudá-los a desfrutar de assistir ao jogo em um ambiente confortável.

Tecnologia de impedimento

O Qatar 2022 será a primeira Copa do Mundo masculina da FIFA a utilizar tecnologia semiautomática para os impedimentos, como parte de um plano de inovação mais amplo no torneio.

Como funciona? Os árbitros que estão fora do campo recebem alertas de possíveis ilegalidades de jogo e avaliam as decisões antes de serem comunicadas ao árbitro de campo, para que este tome a decisão final.

Os espectadores também poderão ver como e por que as decisões são tomadas através de animações 3D na tela dos estádios, com uma explicação para os telespectadores.

A tecnologia é mais complexa do que a usada no atual VAR (que traça linhas sobre as próprias imagens do jogo) e fornece mais “olhos” na ação para dar mais ajuda aos árbitros.

Doze câmeras de rastreamento específicas – montadas no teto do estádio – seguirão a bola em jogo, e a posição exata dos jogadores no campo será calculada, usando pontos de dados. 

Dessa forma, eles traçarão um mapa de cada parte do corpo de um jogador, criando uma imagem completa de uma possível ilegalidade de impedimento.