Tendências tecnológicas no mundo da dieta

O campo da nutrição e dietética está passando por um momento diferente, graças em grande parte às mudanças na concepção de alimentos que estão sendo experimentadas em nível social. Mas quais as tendências tecnológicas no mundo da dieta?

Se em um período de nossa história comer tudo o que podíamos era um símbolo de bem-estar social e econômico, mais tarde, graças aos avanços científicos que ligaram a dieta ao surgimento de certas doenças, foi alertado sobre a possível influência do que comemos em nossa saúde.

Hoje foi um passo além; pensamos nos alimentos como geradores de saúde e bem-estar em geral, usando-os para melhorar funções tão específicas quanto cognitivas.

Este ponto foi alcançado graças aos avanços científicos e tecnológicos no campo da nutrição e dietética, uma tendência inovadora que só está crescendo.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as tendências tecnológicas no mundo da dieta, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Tendências tecnológicas no mundo da dieta

Nutrigenômica e nutrigenética

Enquadrada nas chamadas tecnologias ômicas (um termo derivado das ciências que lhe dão origem, por exemplo, genômica e metabolômica), a nutrição é responsável pelo estudo do efeito da variação genética na resposta à dieta.

A Nutrigenômica, por outro lado, estuda o papel dos componentes da nossa dieta na expressão genética.

Ambas as disciplinas são a base da chamada nutrição personalizada que, embora ainda em sua infância, já permite dar conselhos nutricionais adaptados às condições metabólicas e bioquímicas individuais.

Alimentos funcionais

Embora eles estejam no mercado há muitos anos e pareça que sua popularidade estava diminuindo, a pesquisa científica mais recente, que descreve uma estreita relação entre a microbiota intestinal e a saúde cerebral e imunológica, mais uma vez adicionou atratividade aos alimentos funcionais.

Nesta categoria estão agrupados os chamados probióticos, prebióticos e simbióticos, que representam um benefício para a saúde além de sua contribuição nutricional.

À medida que as relações entre patologias específicas e desequilíbrios na microbiota continuam a ser descobertas, os alimentos funcionais devem expandir seu alcance.

Dispositivos para monitorar a condição física

Wearables que medem a frequência cardíaca, a qualidade do sono, o número de passos ou as calorias consumidas e usadas. Informações que muitos usam ativamente para melhorar sua saúde e prevenir doenças através da nutrição.

Aplicações

Muito mais desenvolvido do que os wearables é o mundo das aplicações móveis voltadas para nutrição e dietética.

Desde aplicativos que oferecem receitas e menus saudáveis até aqueles destinados a contar todas as calorias que os alimentos nos fornecem. Há também aplicativos que se conectam a dispositivos portáteis e usam os dados que coletam para nos fornecer informações mais personalizadas.

Alimentos mais saudáveis e ecologicamente corretos

Parece evidente que na área de nutrição e dietética há uma aposta em alimentos saudáveis, mas é uma tendência tão sólida nos últimos anos, que levou a mudanças notáveis – e ainda insuficientes – nas lojas de departamento e na indústria de alimentos em geral.

Não há mais apenas as versões leves dos produtos, há também as orgânicas ou aquelas feitas com óleo de girassol em vez de óleo de palma.

Microencapsulamento e nanoencapsulamento para o design de ingredientes de última geração

As tecnologias de microencapsulação estão permitindo, nos últimos tempos, desenvolver alimentos com novas propriedades, mais seguros e saudáveis, bem como ingredientes funcionais e novos aditivos com propriedades avançadas.

Esta é uma das alternativas mais exigidas pela indústria de alimentos para manter a preservação das propriedades dos produtos. Graças a esse processo, substâncias bioativas nos alimentos são introduzidas em uma matriz do produto para evitar que sejam perdidas.

Assim, eles são protegidos da reação com outros compostos, as reações de oxidação são retardadas e até mesmo nutrientes são liberados de maneira controlada. Nesse sentido, o potencial aberto pela nanoencapsulação é ainda maior.

Em resumo, a microencapsulação e a nanoencapsulação representam um avanço tecnológico de primeira linha na inovação de produtos alimentícios, chaves para o desenvolvimento de:

  • Aditivos naturais
  • Ingredientes funcionais
  • Estabilizadores de produtos
  • Melhorias sensoriais em alimentos ou outros produtos
  • Ingredientes avançados para a geração de novas percepções no consumidor

Imagem química para controle de qualidade e segurança alimentar

A imagem química permite que você obtenha um mapa de composição (umidade, gordura, proteína…) do produto que está sendo processado em tempo real.

É uma tecnologia revolucionária baseada na visão espectral que nos permite ir além das limitações dos sistemas de inspeção convencionais. As imagens mostram as concentrações dos parâmetros de interesse em cada ponto do produto, o que fornece mais informações e mais rigorosas.

Devido à capacidade de identificar a composição química, essa tecnologia permite diferenciar entre o produto correto e materiais estranhos que podem aparecer na linha de produção.

Suas aplicações são muitas e variadas: controle de processos analíticos, detecção de corpos estranhos em nozes, controle de qualidade de matéria privada em preparações de peixe, produtos cárneos, pratos preparados…

Bacteriófagos, novos métodos biológicos para segurança alimentar

A preservação de alimentos por meio de novos métodos biológicos está gerando novos paradigmas para a segurança alimentar.

Bacteriófagos são vírus que infectam e se multiplicam especificamente em bactérias. Diferentes aplicações de bacteriófagos na cadeia alimentar já foram estudadas.

Gostou de saber mais sobre as tendências tecnológicas no mundo da dieta? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!